Festival com grafite e fotos antigas celebram aniversário de SP

Gratuitos, eventos acontecem em frente ao Museu do Ipiranga e no IMS Paulista

São Paulo

Fechado para reformas até 2022, o Museu do Ipiranga recebe o Tapume Festival, neste sábado (25). Este é o primeiro evento desde o início das obras, em outubro de 2019.

Por ali, 35 artistas pretendem grafitar a fachada do espaço cultural por meio de seus desenhos nos 219 tapumes —de acordo com a organização, a ideia é que o resultado decore o local até a reabertura.

A programação ainda conta uma palestras sobre as tendências da desenvolvimento da arte nas próximas décadas, às 10h, além de oficinas de grafite para adultos, às 11h30, e outra para crianças de oito a 14 anos, às 15h. 

A grafiteira Tikka, que participa do Tapume Festival
A grafiteira Tikka, que participa do Tapume Festival - Divulgação

A partir das 10h, a atração é animada pelo DJ Julio Torres. Depois dele, começa o Festival Mad Riders, com bandas de rock. 

Além deste evento, acontece no IMS Paulista a abertura da retrospectiva do alemão Peter Scheier com 300 fotografias. Durante a Segunda Guerra Mundial, no início dos anos 1940, ele imigrou para São Paulo.

Por aqui, Scheier, que era comerciante, iniciou sua carreira como fotógrafo e registrou eventos que entraram para a história da cidade, como a construção do Masp, entre 1947 e 1955, quando ele trabalhou ao lado de Pietro Maria Bardi, então diretor do museu. Ali, ele documentou obras do acervo, exposições e outros eventos promovidos pelo espaço cultural. 

 

Há, ainda, fotos da primeira edição da Bienal de São Paulo. No evento, ele registrou os bastidores do evento que reuniu cerca de 1.800 obras. As fotos mostram, por exemplo, a chegada dos trabalhos e o envolvimento de artistas durante a montagem da exposição. 

Museu do Ipiranga - Av. Nazaré, s/ nº, Ipiranga, região sul, s/ tel. Sáb. (25): 10h às 19h. Livre. GRÁTIS

IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. 2842-9120. Ter., qua. e sex. a dom.: 10h às 20h. Qui.: 10h às 22h. Até 24/5. ims.com.br. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais