Arte em outdoor e fumaça em museu são opções de obras ao ar livre em São Paulo

Com museus fechados pela pandemia, confira roteiro com trabalhos de artistas expostos na rua

São Paulo

Ondas de fumaça surgem na esplanada de concreto do MuBE, o Museu Brasileiro da Escultura. A neblina sai da obra "No Ar", da artista plástica Laura Vinci, e não de um incêndio —como algumas pessoas imaginaram quando o mesmo trabalho foi exposto por lá há três anos.

Agora, ela ressurge na exposição “O Ar que nos Une”, que está aberta na área externa do museu e pode ser vista por quem passar pela avenida Europa, na região dos Jardins, em São Paulo. Essa foi a forma encontrada pela instituição de apresentar obras ao público durante a pandemia do novo coronavírus.

Enquanto aguardam o avanço para a fase verde no plano de reabertura do governo estadual —que deve ocorrer no próximo dia 9 de outubro e reabrir instutuições culturais—, o MuBE e outros museus permanecem de portas fechadas e apostam no modelo de exibir arte na rua.

Curadora da mostra e do museu, Galciani Neves afirma que a proposta nunca foi tematizar a crise sanitária, mas que também não queria ignorar o assunto. “Estamos em um momento de distanciamento social, óbvio que isso narra a nossa condição —o ser humano é feito de encontros e somos reféns de estarmos juntos”, diz.

A mostra também conta com uma obra de Yoko Ono, que exibe "Air Talk". Tem também "Aerólito", de Artur Lescher, e "Xapiri", da dupla Motta e Lima.

Ao lado do MuBE, o MIS, o Museu da Imagem e do Som, exibe uma obra do grafiteiro Ota, que integra o "Parede em Movimento", projeto que convida artistas a ocupar a fachada lateral museu.

Próxima às duas instituições, a praça Adolpho Bloch é outra opção para quem estiver com crianças. Lá ocorre a terceira edição do projeto “Arte na Praça”, no qual 14 artistas integram uma exposição que dialoga com o espaço.

Há, por exemplo, obras instaladas em árvores —como a “Namoradeira/Trepadeira e Brincadeira/Trepadeira”, de Renata Barros, composta por cadeiras infantis suspensas numa árvore, a uma altura segura e com degraus, para que as crianças brinquem ali.

As obras dispostas ao ar livre vão além do eixo cultural do Jardim Europa. O projeto “No Calor da Hora”, por exemplo, pretende estar presente nas 27 capitais do Brasil. A ideia é que cada artista ocupe um outdoor. Entre os nomes que integram o evento, estão Arnaldo Antunes, Anna Maria Maiolino e Paulo Bruscky.

A única exceção do projeto é a capital paulista. Por causa da Lei da Cidade Limpa, que proíbe o uso de outdoors, a mostra ocorre em Osasco, nos arredores da cidade, com um trabalho do artista Éder Oliveira.

Segundo as organizadoras do projeto, Patricia Wagner e Camila Barella, a proposta é que pessoas que estão acostumadas com a estrutura para a divulgação de propagandas vejam o espaço com outro olhar.

Segundo elas, essa também é uma forma de os artistas relembrarem que, apesar do confinamento, eles continuam produzindo.

​Confira, a seguir, o roteiro para descobrir trabalhos de artistas pela cidade.

*

Esculturas
Do acervo do Itaú Cultural, algumas obras estão espalhadas pela cidade. Na avenida Paulista, há obras de Sandra Cinto (nº 149) chamada “Tudo Está em Movimento” e a “Coluna” de Amilcar de Castro (nº 1.938). Já no entorno do Museu de Arte Moderna, estão o “Corrimão” de Ana Maria Tavares e “Teatraedro”. Parque Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, parque Ibirapuera, região sul.

MIS
O grafiteiro Ota ocupa a fachada lateral do museu para o projeto "Parede em Movimento".
Av. Europa, 158, Jardim Europa, região oeste.

MuBE
Com obra e texto de Yoko Ono, a exposição reúne instalações que podem ser por quem passa na rua ao lado do museu. R. Alemanha, 221, Jardim Europa, região oeste. Até 11/10.

Praça Adolpho Bloch
A exposição chega à terceira edição do projeto "Arte na Praça" que visa revitalizar espaços da cidade com obras de 14 artistas que dialogam com o espaço ao ar livre sob a curadoria de Marc Pottier.
Praça Adolpho Bloch, Jardim Paulista. Até 2021.

'Você Sente o que Eu Sinto'
O letreiro luminoso sobre uma parede preta da artista Verena Smit integra a edição de 2020 do projeto Museu de Arte Urbana, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
R. Augusta, 1.117, região central.

'No Calor da Obra'
Presente nas 27 capitais do Brasil, o projeto reuniu 27 artistas com a proposta de ocupar outdoors. Em São Paulo, a obra será exposta em Osasco, devido a Lei Cidade Limpa, e será assinada pelo artista Éder Oliveira.
Av. Nações Unidas - alça de acesso ao viaduto Tancredo Neves, Osasco. A partir de 12/10.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais