Com cerca de 250 obras, 20º File junta Da Vinci e realidade virtual

Festival de arte e tecnologia começa nesta quarta (26), no Centro Cultural Fiesp

São Paulo

Celebrando duas décadas de existência este ano, o File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) abre a sua 20ª edição nesta quarta (26), no Centro Cultural da Fiesp. 

Organizada por Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, a já tradicional mostra de arte e tecnologia reúne cerca de 250 trabalhos que empregam, entre outras, técnicas de realidade virtual, robótica e inteligência artificial.

Enviados por artistas do mundo inteiro e unidos pelo tema Inovação, a maioria dos trabalhos se baseia em vídeo. São, por exemplo, 70 videoartes, 77 animações e 37 gifs.

No entanto, também há espaço para as obras imersivas pelas quais o festival se tornou querido junto ao público —sua edição no CCBB carioca no ano passado foi eleita a 11ª mostra mais visitada do mundo pelo The Art Newspaper.

É nessa última categoria que se encaixam instalações como “A Sense of Gravity” (uma percepção da gravidade), do holandês Theon Volk, espécie de cabana suspensa que imita os movimentos de um diafragma, ou “Scope” (escopo), da americana Kristin McWharter, primeira obra de realidade virtual compartilhada a ser exibida no File.

O festival ainda celebra a própria trajetória olhando para o passado, em obras que reinterpretam dois ícones da história da arte que fizeram aniversário este ano, Leonardo da Vinci e a escola de design alemã Bauhaus.

O primeiro, morto há 500 anos, tem seu afresco "A Última Ceia" animado pelo diretor italiano Rino Stefano Tagliaferro.

Já a Bauhaus tem seu sonho de um "teatro total", que propunha que as plateias passassem a ocupar o centro da ação, concretizado em "Das Totale Tanz Theater" (o teatro da dança total). Na experiência de realidade virtual do coletivo alemão Interactive Media Foundation, os espectadores são transportados para o centro de uma coreografia de Walter Gropius e Oskar Schlemmer.

Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1.313, térreo, Bela Vista, região central, tel. 3322-0050. Ter. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 10h às 20h. Até 11/8. Abertura qua. (26). GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais