Repórter fotográfica, Susan Meiselas tem retrospectiva com 180 imagens no IMS

Meiselas participa de um bate-papo na abertura da mostra e fala sobre sua trajetória

São Paulo

Conhecida mundo afora por documentar conflitos sociais na América Latina, Susan Meiselas ganha uma retrospectiva sobre sua carreira de mais de 40 anos no Instituto Moreira Salles, a partir desta terça-feira (15). 

Aos 71 anos, Meiselas é um dos nomes mais importantes do fotojornalismo e é associada à agência Magnum. A mostra começa com a série chamada Rua Irving, 44, em que ela retrata os moradores da pensão onde vivia, de 1971.

Em seguida, é apresentada a série Strippers de Festivais, com imagens das profissionais do strip-tease, fruto de uma viagem da fotógrafa pela Nova Inglaterra. 

Nestas obras, as profissionais aparecem fora de um contexto hipersexualizado, em que revelam seus sonhos e suas ambições.

USA. NYC. 1978. Little Italy. Hanging out on Baxter Street.
Foto ‘Passeando Na Rua Baxter’ de 1978 da série As Meninas da Rua Prince - ©Susan Meiselas / Magnum Photos

Na área mais noticiosa, há as imagens da Revolução Sandinista, na Nicarágua, em 1978. Na época, uma insurreição popular depôs a ditadura de Anastasio Somoza Debayle. Durante a cobertura, a americana registrou desde as ações dos civis até os bastidores da guerrilha e as comemorações populares após a vitória. 

Sob o título “Susan Meiselas: Mediações”, a individual tem 180 fotografias, além de vídeos, cartas e documentos de época. A abertura conta com a presença da fotógrafa, que participa de um bate-papo, às 19h, sobre a sua trajetória.

IMS - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, tel. 2842-9120. Ter., qua. e sex. a dom.: 10h às 20h. Qui.: 10h às 22h. Até 1º/3. Livre. Abertura terça (15), às 18h. ims.com.br. Grátis. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais