Descrição de chapéu artes plásticas
Exposições

Mostra 'Entrevendo' reúne 150 obras de Cildo Meireles no Sesc Pompeia

Individual conta com instalações interativas que quebram expectativas

Isabella Menon
São Paulo

Em uma tenda no estilo indígena, ossos recepcionam os visitantes. Lá dentro, o som de uma motosserra ronda o ambiente e a casinha é coberta por cédulas de diferentes países da América do Sul.

Este é “Olvido”, de Cildo Meireles, que critica a história colonial do continente americano. A obra é um dos 150 trabalhos reunidos na exposição “Entrevendo”, que abre para o público na quinta (26), no Sesc Pompeia.

Com obras já apresentadas no MoMA, de Nova York, no Reina Sofía, de Madri, e uma galeria para chamar de sua em Inhotim, Cildo é reconhecido como um dos mais importantes artistas brasileiros.

Na mostra, sua produção ocupa cerca de 3.000 m² do Sesc e o recorte inclui quase todos os formatos já utilizados pelo artista, como desenhos, gravuras, instalações e objetos dos anos 1960 até hoje—de acordo com a curadora Julia Rebouças, apenas pinturas não entram.

Um de seus projetos famosos de inserção de objetos no dia a dia, com cédulas carimbadas com frases provocativas como “Por que Celso Daniel foi assassinado?” e “Cadê Amarildo?” também compõem a mostra. 

A curadora revela que a obra “Eureka/Blindhotland” é composta por uma instalação e que Cildo promete uma inserção em jornais. Ou seja, em um dia, que ele não revela qual, uma obra, também desconhecida, será impressa e circulará nos noticiários. 

Destaques

Mostra conta com instalações interativas que quebram expectativas, confira:

Entrevendo
Na obra que dá o nome à exposição, o visitante passa por um túnel cujo fim é escuro, com dois gelos dentro da boca: um de água doce e outro de água salgada

Eureka
Várias bolas de borracha do mesmo tamanho são dispostas em uma sala. A olho nu, parece que elas têm o mesmo peso. Mas algumas são muito mais pesadas que outras. Uma balança também integra o ambiente. 

Sesc Pompeia - área de convivência, galpão e deck - R. Clélia, 93, Água Branca, tel. 3871-7700. Abertura: qui. (26). Ter. a sáb.: 10h às 21h30. Dom.: 10h às 19h30. Até 2/2. Livre. sescsp.org.br. Grátis 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais