Exposição 'Memorial Luiz Gama - 10 Anos' reabre Casa Sítio da Ressaca, em São Paulo

Inspirada na vida do advogado, mostra traz personalidades negras como Luiz Melodia e Zezé Motta

São Paulo

A vida e a obra do advogado abolicionista e escritor Luiz Gama é a inspiração para "Memorial Luiz Gama - 10 Anos", exposição que reabre o espaço cultural Casa Sítio da Ressaca, no Jabaquara, e celebra uma década da primeira mostra, que, em 2013, ficou em cartaz na Caixa Cultural, em São Paulo.

Foto reúne artistas negros,  da esq. para a dir., Iandara da Conceição, Thiago Fonseca, Sérgio Loroza, Luiz Pilar, Luiz Melodia e Luciano Quirino
Foto reúne artistas negros, da esq. para a dir., Iandara da Conceição, Thiago Fonseca, Sérgio Loroza, Luiz Pilar, Luiz Melodia e Luciano Quirino - Duda Firmo

Aberta em 26 de novembro, a exposição conta com a obra de cinco fotógrafos, Eustáquio Neves, Denise Camargo, Deka Carvalho, Walter Firmo e Duda Firmo, que produziram retratos inspirados no legado de Gama e conta com registros de nomes como o cantor Luiz Melodia e a atriz e cantora Zezé Motta. A curadoria da nova mostra é de Max Mu.

Erguida em 1719, a casa é uma das últimas remanescentes da arquitetura colonial e foi responsável à época por abrigar bandeirantes, o que, na visão da curadoria, dá um teor crítico maior à exposição em tributo a Gama, principal responsável pela luta jurídica contra o processo de escravidão no Brasil.

"Memorial Luiz Gama - 10 Anos" fica em cartaz até o dia 31 de março, de segunda-feira a sábado. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no local.

Memorial Luiz Gama - 10 Anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais