Masp encerra ano dedicado às mulheres com mostras de Gego e Leonor Antunes

Exposições começam nesta sexta (13)

São Paulo

Em 2019, o Masp se dedicou às histórias das mulheres. Foi o ano em que a mostra de uma pintora (Tarsila do Amaral) destronou a de um pintor (Claude Monet) ao quebrar o recorde de visitação, com 402.850 pessoas ante os 401.201 da exposição de 1997.

Para encerrar o ciclo feminino, o museu abre as portas para mais duas individuais nesta sexta (13). A primeira, chamada Gego: A Linha Emancipada, se debruça sobre a alemã Gertrud Goldschmidt, mais conhecida como Gego.

O nome da mostra está relacionado a investigações feitas pela artista sobre três formas: linhas paralelas, nós lineares e o efeito parallax, quando um objeto estático muda de acordo com a posição do observador. 

Durante a Segunda Guerra, a arquiteta e engenheira imigrou para a Venezuela, onde estudou com designers. No anos 1950, ela iniciou sua carreira como artista produzindo em aquarelas, monotipos, xilogravuras e depois em estruturas de metal tridimensionais. 

Ao lado de artistas como Carlos Cruz-Diez, Alejandro Otero e Jesús Rafael Soto, a alemã se tornou um dos principais nomes da abstração geométrica e da arte cinética. 

Nesta primeira individual de Gego no Brasil, são exibidas cerca de 150 obras, com esculturas, desenhos, gravuras e tecidos, que partiram de uma pesquisa temática e cronológica que engloba trabalhos feitos no início da carreira até 1970. 

A segunda individual traz os trabalhos da artista portuguesa Leonor Antunes —que também tem obras na Casa de Vidro. Nos dois endereços, ela apresenta trabalhos comissionados que foram feitos especialmente para os espaços em que são exibidas.

'Lina 1' obra da artista portuguesa Leonor Antunes de 2013 exibida no Masp
Detalhe de 'Lina 1', obra da artista portuguesa Leonor Antunes de 2013 exibida no Masp - Divulgação

Em seu trabalho, ela demonstra interesse pela produção de arquitetas, artistas e designers do século 20, caso de Lina Bo Bardi, que assina os dois espaços em que ela expõe. Tanto que a obra “Caipiras, Capiau, Pau a Pique” remete aos elementos usados na exposição homônima organizada por Bo Bardi no Sesc Pompeia em 1980.

Masp - Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, tel. 3149-5959. Ter.: 10h às 19h30. Qua. a dom.: 10h às 17h30. Até 1/3. Livre. masp.org.br. Ingr.: R$ 40. Ter. e menores de 11 anos: grátis. Ingr. p/ masp.byinti.com. 

Casa de Vidro - R. General Almério De Moura, 200, Vila Tramontano, tel. 3744-9902. Qui. a dom.: 10h às 16h. Até 14/3. Livre. institutobardi.com.br. R$ 30.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais