Múmias, esfinges e amuletos ocupam CCBB em nova mostra

Exposição começa no espaço cultural na próxima quarta-feira (19)

São Paulo

Clicar fotografias com uma esfinge e escrever o nome em hieróglifo são algumas das interações que o visitante poderá ter durante a mostra Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade, que começa nesta quarta (19), no CCBB.

As cerca de 140 peças que integram a mostra são do Museu Egípcio de Turim, localizada no norte da Itália, responsável por abrigar o segundo maior acervo sobre o tema no mundo com 26.500 peças, e só perde para o Museu do Carmo.

A exposição reúne esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos, objetos litúrgicos e óstracons, como são chamados os fragmentos de cerâmicas datados de 400 a.C. Há, ainda, um livro dos mortos feito em papiro, sarcófagos e, claro, múmias.

Os objetos são divididos em três seções, como vida, religião e eternidade. O percurso aborda, por exemplo, como era o dia a dia dos cidadãos do vale do Nilo, mostra as características do politeísmo egípcio e também explica as práticas funerárias —já que está na história do país a mumificação de corpos. 

A mostra não se restringe a peças originais e também conta com com um vídeo 3D que percorre lugares no Egito antigo, além da réplica de uma escavação e um livro eletrônico que mostra parte do material registrado pelas equipes de Napoleão, entre 1798 a 1801.

A exposição já passou pelo Rio de Janeiro, onde reuniu mais de 1,4 milhão de pessoas e, depois de São Paulo, vai para Brasília e Belo Horizonte. 

Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade

Confira algumas curiosidades sobre a exposição gratuita: 
 
Escavação
A maioria das peças presentes são fruto de escavações entre os séculos 19 e início do século 20
 
Múmias
A mostra conta com múmias, algumas de animais e uma humana da 25ª dinastia, conhecida como Dinastia Núbia ou Faraós Negros
 
Seções
Cada área é dividida por uma cor. Para guiar o público: amarelo para a seção da vida cotidiana; verde para a religião e azul para as tradições funerárias

CCBB - R. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651. Seg. e qua. a dom.: 9h às 21h. Até 11/5. Livre. Abertura qua. (19). culturabancodobrasil.com.br. GRÁTIS  

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais