Descrição de chapéu pelé Futebol
Exposições

Milésimo gol de Pelé ganha mostra no Museu do Futebol

No Pacaembu, exposição terá charges, uma réplica da camisa 10 e produções em vídeo

São Paulo

Pelé marcou 1.279 gols em sua carreira, mas provavelmente um dos mais lembrado deles é o milésimo. No caso, ele ocorreu na vitória de 2 a 1 do Santos sobre o Vasco, no Maracanã, para desespero do goleiro argentino Andrada, que socava o gramado com raiva enquanto o camisa 10 santista celebrava a marca.

Na próxima terça-feira (19), o feito completa 50 anos e ganha uma homenagem organizada pelo Museu do Futebol, nas dependências do estádio do Pacaembu, que fica em cartaz até 1º de dezembro.

Ocupando a sala Osmar Santos, a principal atração da mostra intitulada Pelé Mil Gols são cem charges de JC Lobo, cartunista de Santos (SP), falecido em 2016, que acompanhou a carreira do ex-jogador. Ele publicou seus trabalhos em veículos como A Tribuna, Cidade de Santos e Gazeta Esportiva.

Os visitantes também podem ver uma reprodução da camisa 10 do Santos que o ex-atleta usava na ocasião do milésimo gol, feita com o mesmo material e peso da camisa original.

Entre as obras em vídeo, haverá a exibição da série documental "Memórias do Milésimo", veiculada pela ESPN Brasil, e uma produção inédita que mostra a cobertura jornalística de diferentes cidades nas quais Pelé jogou após seu 999º tento, refazendo a trajetória até o gol mil.

Ainda por ocasião da exposição, no dia da inauguração, às 19h, o local recebe o lançamento de uma tiragem comemorativa do livro "As Joias do Rei Pelé", do jornalista Celso de Campos Jr. Na sequência, há sessão de autógrafos e bate-papo com o autor e o jornalista Alberto Helena Jr. 

As visitas educativas ao Museu do Futebol e ao estádio do Pacaembu que ocorrem nos dias 23, 24 e 30/11 e 1º/12 terão ainda um roteiro temático dedicado à presença de Pelé no acervo.

Estádio do Pacaembu - Museu do Futebol - Pça. Charles Miller, s/ nº, Pacaembu, região central, tel. 3664-3848. Ter. a dom.: 9h às 17h. Abertura: ter. (19). Ingr.: R$ 20.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais