Coletiva de artistas mulheres e mostra de fotógrafos nórdicos estreiam em SP

Neste sábado (12), a Caixa Cultural São Paulo ganha duas novas mostras: "Silêncio(s) do Feminino" e "Veias".

Na primeira, as artistas Cris Bierrenbach, Lia Chaia, Beth Moyses, Rosana Paulino e Marcela Tiboni apresentam trabalhos que tocam em questões femininas —gênero, identidade, abuso social. São dez obras, entre desenhos, fotos e vídeos. A artista plástica Sandra Tucci assina a curadoria.

Já "Veias" explora a fotografia documental do sueco Anders Petersen e do dinamarquês Jacob Sobol —a curadoria é de Imants Gross. As cerca de cem fotos em preto e branco trazem personagens como viciados em drogas e travestis —algumas imagens medem 2,5 metros.

A partir de 19/3, o espaço também recebe a exposição "O Tempo Dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália", que exibe mais de 70 obras de artistas aborígenes australianos.

Confira entrevista com os curadores.

Caixa Cultural São Paulo - pça. da Sé, 111, tel. 3321-4400. Ter. a dom.: 9h às 19h. Silêncio(s) do Feminino abertura: 12/3, às 11h. Até 1º/5. 10 anos. Veias, abertura: 12/3, 12h. Até 8/5. 16 anos. O Tempo dos Sonhos abertura: 19/3, 11h. Até 15/5. Livre GRÁTIS a d


Sandra Tucci
curadora e artista plástica

GUIA - O que é o silêncio do título?
Sandra Tucci - É uma metáfora. As artistas trabalham com imagens que "gritam". Cris Bierrenbach, por exemplo, se retrata com vários uniformes e "atira" em sua própria face. Ela questiona seu uso [do uniforme] e essa identidade.

Há outros trabalhos que revisitam o autorretrato...
Sim. É como dar a cara para bater. Somos mulheres e nos assumimos como tal.


Imants Gross
curador de "Veias"

GUIA - O que a mostra evoca?
Imants Gross - Ela pretende levantar questões para o espectador: talvez ele possa parar e pensar num nível mais existencial sobre o que é a vida.

O que há de mais interessante no trabalho deles?
O fato deles usarem a câmera como um instrumento, um veículo para se envolver e, então, documentar suas experiências com pessoas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais