Megaexposição destaca centenário em obras de 120 artistas

Fica em cartaz até o dia 6 de julho, no Centro Brasileiro Britânico, a 22ª Mostra de Arte 2008, que reúne 240 obras --entre pinturas, desenhos, esculturas, gravuras e objetos em cerâmica e bronze-- de 120 artistas plásticos. Entre eles, estão em destaque obras de Adriana Banfi, Shoko Suzuki, Kenichi Kaneko, Nishio, Virgínia Sé e Miriam Nigri Schreier.

Crédito: Divulgação
Trabalho "Concentração", de Kenichi Kaneko, está na 22ª Mostra de Arte 2008, em SP

Centenário

Em homenagem aos cem anos da imigração japonesa no Brasil, haverá um espaço na mostra reservado para 12 artistas japoneses e nipo-brasileiros, entre eles o pintor e ator Kenichi Kaneko, a ceramista Shoko Suzuki e o pintor Katsunori Nishio.

Um dos remanescentes do grupo Seibi, fundado nos anos 30 por artistas japoneses como Tomie Ohtake e Manabu Mabe, Kaneko vai expor as telas "Concentração" e "Formação", ambas abstratas e alusivas ao centenário. Já sua esposa Mariko vai mostrar dois quadros em batiques de seda, cujos traços delineiam a conexão entre a Terra e o Cosmos. Já a consagrada ceramista Shoko Suzuki sinaliza mais uma vez sua ligação com a natureza com o vaso "Raízes", de tonalidade bege.

Crédito: Divulgação
A tela "Perpectiva", de Mariko Kaneco, também está na exposição

O velho e o novo

Com obras exibidas no Brasil, Estados Unidos, Itália, Suíça e Suécia, Adriana Banfi comparece na mostra com "Fuxicos", objetos nos quais o simbolismo do papel está fundamentalmente ligado à fragilidade de sua textura. As tiras de papel japonês são enrugadas e dobradas, resultando num desempenho quase ritualista, formando um tridimensionalismo de cores.

Nem bem chegou ao Brasil, após conquistar a medalha de ouro do Salon M.C.A. Cannes-Azur 2008, na França, a escultora Virgínia Sé representará sua obra na mostra com "Moderno", escultura em bronze e resina que, a exemplo de trabalhos anteriores, é centrada na idéia da construção, com enfoque especial na paisagem urbana.

A pintora Miriam Nigri Schreier, ganhadora da medalha de prata da Academia de Artes, Ciências e Letras de Paris, vai apresentar duas telas de sua última safra: "Bleblarouge" e "Cintilância Urbana". Ambas exprimem a necessidade da artista de explorar matizes de cores e suas infinitas combinações.

As obras estarão à venda e parte da arrecadação será revertida para a Vida - Casa de Apoio da Granja Viana, que assiste a população carente de Cotia (SP) nas áreas de saúde e educação.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Endereço: r. Ferreira de Araújo, 741, pinheiros, oeste, São Paulo. Classificação etária: livre. Grátis.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais