Obras premiadas pelo SAM Art Projects estão em exposição no MuBE

O MuBE (zona oeste de São Paulo) abre nesta quarta-feira (5) uma exposição com obras dos artistas vencedores do prêmio internacional SAM Art Projects, com curadoria de Marc Pottier. A entrada é gratuita.

Às 19h, Pierre Ardouvin presta uma homenagem ao Brasil no museu ao promover uma espécie de "baile", em que o público poderá dançar sob neve artificial, orquestras e guirlandas luminosas. Às 23h, Renaud-Auguste Dormeuil vai fazer a aclamada performance "Blackout", no 23º andar do Hotel Tivoli, na al. Santos, 1.437 (zona oeste).

Crédito: Divulgação Renaud-Auguste Dormeuil e Pierre Ardouvin vão fazer a performance "Blackout São Paulo" (foto)

Até 30 de setembro, o público poderá ver trabalhos em diversos suportes, como instalações, fotografias, vídeos, esculturas, filmes e objetos garimpados de artistas, que tem em comum a sensibilidade política e o desejo de testemunhar sobre as relações com o poder.

Ivan Argote, por exemplo, se coloca na pele de um grupo colombiano clandestino dos anos 1970, que deu origem a partidos de esquerda.

Laurent Pernot revisita a corrida pelo ouro em Minas Gerais no fim do século 17 e aborda a trama entre a escravidão e o esplendor trazidos pelas riquezas que eles extraíam.

Já Zineb Sedira parte de arquivos de um fotógrafo desaparecido para evidenciar como um patrimônio histórico pode desaparecer por causa de orientações políticas.

SAM é uma sigla de Sandra e Mulliez Amaury, que criaram o projeto para apoiar a arte contemporânea na França em 2009.

Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação Obra de Ivan Argote (foto), que ganhou o prêmio SAM Art Projects, está no MuBE

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais