Silvio Santos vira tema de exposição no MIS; veja destaques

Aos 85 anos, mais de 50 deles como apresentador de TV, Senor Abravanel, o Silvio Santos, ganha mostra a partir desta quarta (7), no Museu da Imagem e do Som. Dividida em 30 áreas, Silvio Santos Vem Aí! reúne 400 itens, entre objetos, fotos e vídeos.

Cena do “Programa Silvio Santos” (1976), na TV Tupi
Cena do “Programa Silvio Santos” (1976), na TV Tupi - Moacyr dos Santos/Divulgação

Além de exibir de forma cronológica a carreira do empresário e apresentador, a exposição aborda a evolução dos sistemas de rádio e de televisão brasileiros.

A curadoria é de André Sturm, diretor do museu e futuro secretário municipal da Cultura.

PARTICIPE
> Os cenários da exposição são imersivos, ou seja, os visitantes podem adivinhar canções em "Qual É a Música?" e girar a roleta no "Roletrando", como se estivessem nos programas.

> As músicas preferidas de Silvio Santos e curiosidades sobre ele podem ser encontradas numa playlist disponível no perfil do MIS no serviço de streaming Spotify. Também há uma gravação de Carlos Alberto da Nóbrega sobre a história do rádio e da televisão no Brasil, que pode ser ouvida durante a visita à mostra.

3D da área Caravana do Peru que Fala
3D da área Caravana do Peru que Fala - Caselúdico

> Até 6/3, o MIS recebe cartas que respondam à pergunta Como Silvio Santos marcou sua vida?. Elas vão integrar uma área dedicada ao programa Porta da Esperança, na qual três delas serão sorteadas (ainda não há data definida). Os vencedores recebem um par de ingressos para a mostra, catálogo e prêmio surpresa.

FIQUE DE OLHO
> Há uma série de revistas do acervo de Levy Fioriti, fã de Silvio que colaborou com a mostra. O apresentador aparece na capa de publicações como Melodias, Revista do Rádio (foto) e O Cruzeiro.

Revista do acervo de Levy Fioriti
Revista do acervo de Levy Fioriti - Acervo Levy Fioriti/Divulgação

> Silvio foi apelidado de Peru que fala pelo comunicador Manoel de Nóbrega e pelo ator Ronald Golias por falar quase sem pausa e ficar vermelho de vergonha. Nos anos 1950, o apresentador organizava uma caravana que rodava por São Paulo com shows e espetáculos de circo. Um jipe, semelhante ao que fazia parte da empreitada, pode ser visto em uma das áreas da exposição.

> O MIS e o SBT buscaram casais formados no "Namoro na TV", famoso quadro do "Programa Silvio Santos", e que estejam juntos até hoje. Quatro foram encontrados e o depoimento de um deles será exposto na mostra.

MIS - Av. Europa, 158, tel. 2117-4777. Ter. a sex.: 11h às 20h. Sáb.: 10h às 21h. Dom.: 10h às 19h. Abertura 7/12. Até 12/3. Livre. Ingresso: R$ 12 (na bilheteria, a partir de 7/12). R$ 30 (antecipado pelo site ingressorapido.com.br. Datas disponíveis: 7, 8, 9, 10, 14, 15, 16 e 17/12). Ter.: grátis. Venda: de qua. a sáb. na bilheteria e pelo site. Dom.: na bilheteria.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais