Obras interativas de Yoko Ono são exibidas no Instituto Tomie Ohtake 

Yoko na instalação “Escadas do Céu” (2007)
Yoko na instalação “Escadas do Céu” (2007) - Stephan Crasneanscki/Yoko Ono/Divulgação


Acenda um fósforo e assista até que se apague. Intitulada "Peça de Acender", esta foi a primeira instrução que a artista plástica e compositora japonesa Yoko Ono, 84, criou, em 1955. Instruções são obras que precisam da participação do público, ou seja, os apontamentos da artista por meio de textos indicam que algo seja executado.

Cerca de 50 trabalhos do gênero criados entre os anos 1950 e os dias de hoje podem ser vistos a partir deste sábado (1º) no Instituto Tomie Ohtake, na mostra "O Céu Ainda É Azul, Você Sabe...."

"Nenhuma instrução tem um jeito certo de ser feita, porque a interpretação de cada visitante pode variar muito", diz Carolina de Angelis, curadora associada da mostra. O crítico islandês Gunnar B. Kvaran foi o responsável pela seleção a partir de conversas com a artista.

Yoko Ono em 1967 na sua obra “Metade de um Quarto”  O trabalho “Maçã” (1966)
Yoko Ono em 1967 na sua obra “Metade de um Quarto” O trabalho “Maçã” (1966) - Clay Perry/Yoko Ono/Divulgação

As instruções, em formato que se assemelha a haicais, estão divididas em duas salas: uma com um tom mais reflexivo e outra que ressalta aspectos políticos da obra de Yoko.

A exposição também contempla uma série de sete filmes em dois deles, como "Estupro" (1969), o Beatle John Lennon (1940-1980), casado com a artista, participou da concepção. Na abertura, às 17h30, a OCAM fará uma apresentação.

Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88, Pinheiros, região oeste, tel. 2245-1900. Ter. a dom.: 11h às 20h. Abertura 1º/4. Até 28/5. Livre. CC: todos. Ingresso: R$ 12. Terça: grátis.


FIQUE POR DENTRO

> A primeira instrução da mostra é "Peça de Limpar", na qual o visitante é convidado a eliminar suas lembranças ruins utilizando dois recipientes com pedras.

> Na segunda sala, o trabalho "Capacete Pedaço de Céu" colocou em capacetes de polícia peças de um quebra-cabeças que forma um céu azul. O público pode levar uma delas para casa. A obra remete à ideia do título da mostra, de que, apesar das coisas ruins, o céu ainda é azul.

> Yoko convida mulheres a enviar uma foto de seus olhos e um depoimento sobre abusos que tenham sofrido por serem mulheres pelo celular 98900-6773 ou pelo e-mail estamosemergindo@gmail.com. Textos e imagens serão expostos na instalação Emergir.

> As obras foram expostas em 2016 em Buenos Aires, mas é a primeira vez que essa quantidade foi traduzida para o português.

> É possível baixar pelo app do instituto (grátis) um material com mais informações.

Yoko Ono e John Lennon na abertura de "Isto Não é Aqui"
Yoko Ono e John Lennon na abertura de "Isto Não é Aqui" - Iain Macmillan/Yoko Ono/Divulgação


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais