Exposição "Cuba" confunde o visitante e propõe diálogo sobre fotografia documental

Cuba, com suas cidades repletas de cores fortes e prédios antigos, é um cenário sedutor e costuma ser alvo de cliques fotográficos com frequência. Na exposição "Cuba", em cartaz no Sesc Consolação (centro de São Paulo) a partir de 17 de maio, um visitante desavisado pode acreditar estar vendo imagens do país, até pelo título bastante sugestivo. Mas a exibição prega uma peça no público.

Na verdade, são imagens feitas no Pernambuco pelo fotógrafo Marcelo Feitosa, mas olhando para as fotos fica difícil ter certeza --aspectos como um quadro de Che Guevara ou a própria bandeira cubana confundem. Este é o intuito da exposição.


O fotógrafo, que morou por mais de 20 anos no Recife, tenta propor uma discussão sobre o conceito de fotografia documental. Através da ilusão, usada como componente central do realismo, ele pretende surpreender o visitante.

A mostra faz parte da programação da Virada Cultural no Sesc Consolação, chamada "Pernamcubanos", que foca nas semelhanças culturais e religiosas dos dois povos.

O curador Juan Antonio Molina, cubano, afirma que o título da exposição "é o princípio do discurso". "É um gesto verbal que irrompe entre a fotografia e o fotografado", diz.

Cuba - Sesc Consolação - rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, centro, São Paulo, SP. De 17 a 31/5. Seg. a sex.: 10h às 22h. Sáb.: 10h às 19h. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais