Exposição de fotos retrata cotidiano da URSS ao longo de 35 anos

O Memorial da América Latina abriu nesta quarta-feira (6) a exposição de fotografia "União Soviética através da Câmera".

A mostra, que reúne cerca de 200 imagens em preto e branco, fica em cartaz na Galeria Marta Traba até 15 de fevereiro, com entrada gratuita.

As fotos abrangem o período de 1956 —quando os crimes de Joseph Stalin são denunciados— até 1991, ano do fim da União Soviética.


"É gratificante para o Memorial a oportunidade de compartilhar com o público em geral o registro iconográfico de um período tão marcante como foi o processo de transição geopolítica do bloco soviético, iniciada com a desestalinização promovida por Khruschev e chegando até a reforma de Gorbatchev, que culminaria com a dissolução da URSS", afirma o cineasta e escritor João Batista de Andrade, presidente do Memorial da América Latina.

Para retratar este ambiente, os curadores selecionaram obras de alguns dos mais importantes fotógrafos da URSS: Viktor Akhlomov, Yuri Krivonossov, Antanas Sutkus, Vladimir Lagrange, Leonid Lazarev e Vladimir Bogdanov.

Memorial da América Latina - Galeria Marta Traba - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, zona oeste, tel. 3823-4600. Ter. a dom.: 9h às 18h. Grátis. Até 15/02.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais