Vida íntima e projetos de Renato Russo são destaque em exposição no MIS

Retrato do vocalista do Legião Urbana, Renato Russo, que ganha exposição com cerca de mil objetos pessoais no MIS
Retrato do vocalista do Legião Urbana, Renato Russo, que ganha exposição com cerca de mil objetos pessoais no MIS - Reprodução/Cinthia Bueno/Acervo Renato Russo


Renato Russo (1960-1996) não foi só um dos nomes mais influentes da história do rock nacional, à frente da banda Legião Urbana. Ele foi também desenhista, pintor, dramaturgo e roteirista de cinema.

Essas facetas menos conhecidas do artista serão reveladas pelos cerca de mil objetos que compõem a mostra que leva seu nome e que entra em cartaz no MIS (Museu da Imagem e do Som) na quarta (6).

Entre cartas, cadernos, desenhos, livros, roupas, discos e instrumentos, o público vai imergir na história pessoal do músico. Uma das seções da mostra vai, inclusive, recriar um dos ambientes de seu apartamento.

Desenho dos personagens da música "Eduardo e Monica", feito por Renato Russo em 1982
Desenho dos personagens da música "Eduardo e Monica", feito por Renato Russo em 1982 - Reprodução/Cinthia Bueno/Acervo Renato Russo

Para adiantar algumas curiosidades: Russo era fanático por listas —que serão agrupadas em um livro a ser lançado na exposição—, trabalhava de maneira difusa, anotando ideias compulsivamente em um caderno, e usava o desenho como forma de terapia.

O pedido para a realização da mostra, a maior já concebida até hoje pelo MIS, veio do filho do cantor, Giuliano Manfredini, que se inspirou na exposição realizada sobre David Bowie em 2014.

A partir daí, foram dois anos para catalogar e restaurar o acervo, mantido intacto no apartamento em que o músico passou seus últimos anos de vida, no Rio de Janeiro.

Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Ter. a sáb.: 10h às 21h. Dom.: 9h às 19h. Até 28/1. 60 min. Livre. Abertura 6/9. Ingresso: R$ 12 a R$ 80. Ter.: grátis. Ingr. p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais