Pinacoteca inaugura quatro mostras simultaneamente  

Proposta do museu é apresentar obras pouco ou nunca expostas

São Paulo

Arte Colonial na Coleção da Fundação Nemirovsky
Dezessete pinturas e esculturas produzidas durante a era colonial (séculos 16 a 19) no Brasil e em outros países da América Latina compõem esta mostra. As obras, que retratam figuras e situações diversas, fazem parte da coleção do casal Nemirovsky, emprestada à Pinacoteca desde 2006.

Obra de Ana Dias Batista, em exposição na mostra "Chão Comum", da Pinacoteca
Obra de Ana Dias Batista, em exposição na mostra "Chão Comum", da Pinacoteca - Edouard Fraipont/Divulgação

Chão Comum
Conhecida por trabalhar com o significado artístico de objetos cotidianos, a paulistana Ana Dias Batista expõe obras que refletem sobre a experiência do público em mostras, como o trajeto percorrido dentro do espaço expositivo. Uma instalação sonora aborda como o espaço físico dos museus e a disposição das obras impacta a experiência de visitação.

José Antonio da Silva
O museu exibe 13 obras pouco conhecidas do pintor, desenhista, escritor e escultor paulista José Antonio da Silva (1909-1996), que participou das primeiras bienais de São Paulo e da 33ª Bienal de Veneza. As pinturas naïf do artista autodidata retratam temas variados, que vão de representações míticas a cenas rurais.

Vídeo "Vera Cruz", de Rosângela Rennó, em exposição na Pinacoteca
Vídeo "Vera Cruz", de Rosângela Rennó, em exposição na Pinacoteca - Reprodução

Vera Cruz
O vídeo “Vera Cruz” (2000), da artista multimídia Rosângela Rennó, é baseado na famosa carta em que o escrivão Pero Vaz de Caminha narra à corte portuguesa as primeiras impressões sobre o Brasil. Premiado no Festival Videobrasil, o trabalho cria uma narrativa ficcional sobre o descobrimento do país. A obra faz parte das aquisições recentes da Pinacoteca.

Pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, tel. 3324-1000. Seg. e qua. a dom.: 10h às 17h30. Até 6/8. Livre. Abertura 24/3. Ingresso: R$ 6. Menores de 10, maiores de 60 anos e sáb.: grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais