Fiesp antecipa comemoração dos 500 anos de Rafael com mostra renascentista

'Rafael e a Definição de Beleza' tem abertura marcada para quarta (19)

São Paulo

Ao longo dos séculos, diversos movimentos artísticos criaram suas definições de beleza. Esse conceito era especialmente importante para a arte renascentista, que pregava a simetria, a proporção e a perfeição das formas.

Antecipando a homenagem aos 500 anos da morte do pintor italiano Rafael Sanzio, um dos maiores expoentes do período, o Centro Cultural Fiesp discute o ideal estético renascentista na mostra “Rafael e a Definição de Beleza”, que abre as portas na quarta (19).

Com curadoria de Elisa Byington, a exposição usa a obra do italiano —morto em 1520— como fio condutor para discutir beleza. Entre os cerca de 90 trabalhos expostos, destacam-se três pinturas de madonas de sua autoria, vindas do acervo de museus de Nápoles, Modena e Roma. Também são exibidas pinturas e gravuras de outros nomes da época, como Agostino Veneziano e Marcantonio Raimondi.

Para não deixar de apresentar afrescos  —pinturas feitas sobre paredes— como “Escola de Atenas”, uma das obras mais famosas do homenageado, a mostra projeta os trabalhos em tamanho real.

Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1.313, térreo, Bela Vista, região central, tel. 3146-7439. Ter. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 10h às 20h. Até 16/12. Livre. Abertura quarta (19). GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais