Museus paulistanos apresentam raridades modernistas

"Portinari na Coleção Castro Maya"

O mais curioso na exposição de Candido Portinari na Pinacoteca é entender a amizade que o pintor cultivou com o mecenas Raymundo Castro Maya. É da sua coleção que saem as 60 obras expostas no museu.

Os 21 desenhos que ilustram a saga de Dom Quixote revelam um lado menos conhecido do autor. Encomendada para compor um livro, a série é uma das raridades da mostra.

A curadora Anna Paola Baptista destaca um retrato de Castro Maya pincelado pelo artista, como presente de Natal ao amigo. "É uma obra sóbria, com fundo neutro, que exprime uma relação respeitosa entre os dois", afirma.

Outras duas pinturas de cerca de dois metros, "A Barca" e "O Sapateiro de Brodowski", resumem uma composição pictórica que foi usada em outros quadros do artista.

Pinacoteca - pça. da Luz, 2, Bom Retiro, zona central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3324-1000. Ter. a dom.: 10h às 17h30 (c/ permanência até as 18h). Abertura 10/4, a partir das 11h. Até 6/6. Ingr.: R$ 6 (sáb.: grátis). Estac. grátis. Classificação etária: livre.


"Versões do Modernismo"

Crédito: Divulgação
Obra abstrata de Alfredo Volpi, que integra exposição no IAC, em SP

O Instituto de Arte Contemporânea abriga, a partir de sábado (10), uma exposição que traça um "panorama da arte moderna brasileira e mostra a importância das coleções privadas", define o curador Tiago Mesquita.

Foram reunidas 45 obras da coleção particular do banqueiro Luís Antonio de Almeida Braga. Estão presentes artistas que tentaram romper, a partir dos anos 1920, com a figuração. Algumas peças pouco vistas pelo público são marcos da arte brasileira, como "Cubo Vazado", de Franz Weissmann, e o "Cubocor", de Aluísio Carvão. Mesquita também chama a atenção para a série "Bichos", de Lygia Clark.

A mostra é a primeira da série Olhar de Colecionador, organizada a partir de importantes coleções privadas. O objetivo do projeto é apresentar acervos pouco difundidos.

IAC - r. Maria Antônia, 258, Vila Buarque, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3255-2009. Ter. a sáb.: 10h às 18h. Dom.: 12h às 17h. Abertura 10/4. Até 27/6. Classificação etária: livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais