Conheça programação paralela da Bienal com expoentes da arte contemporânea

Mostras Paralelas
O circuito das galerias fervilha com a abertura de cerca de 20 exposições neste fim de semana. Para celebrar o clima de esquenta da Bienal, que será inaugurada ao público no dia 25, muitos espaços vão ficar abertos no domingo (19), como a Leme, a Virgílio e a Marília Razuk.

A dica é rodar pela cidade e conhecer nomes que também integram a lista da Bienal. É o caso do paulistano Luiz Zerbini, que exibe uma nova série (foto) no Galpão Fortes Vilaça.

Artur Lescher
Nome presente nas Bienais de 1987 e 2002, Lescher apresenta ao público a instalação monumental "Rio-Máquina", construída com três toneladas de malha de aço. A estrutura que ocupa todo o espaço expositivo é suspensa por cilindros metálicos. O fluxo da máquina é ativado assim que o visitante se desloca. Com o trabalho, o artista explora a instabilidade das formas, criando uma tensão no ambiente.
Informe-se sobre o evento

Carlos Vergara
As 22 obras que compõem essa individual são resultado de um olhar histórico sobre a cidade de São Miguel, no Rio Grande do Sul. O artista recria paisagens que evocam as ruínas do local.

Bergamin - r. Rio Preto, 63, Cerqueira César, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3062-2333. Seg. a sex.: 11h às 19h. Sáb.: 11h às 17h. Até 1º/10. Classificação etária: livre.

David Medalla e Adam Nankervis
O filipino David Medalla e o australiano Adam Nankervis prestam homenagem a Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape com instalações e registros fotográficos. Para uma das obras, Nankervis vai usar objetos recolhidos durante a sua passagem por São Paulo.
Informe-se sobre o evento

Delson Uchôa e Caio Reisewitz
Caio Reisewitz está na individual "Esqueceu de Beber Água, Agora Chora de Sede", composta por sete fotografias. As imagens registram o impacto das águas sobre a natureza. Já o alagoano Uchôa usa cores quentes para trançar formatos, como se fossem rendas.
Informe-se sobre o evento

Eduardo Berliner
O artista carioca faz sua primeira individual na cidade com 17 pinturas a óleo e três desenhos. Berliner retrata situações mundanas, como uma pomba pousada numa estátua e um carrinho de bagagem tombado.
Informe-se sobre o evento

Incompletudes
Com curadoria de Mario Gioia, a coletiva traz obras com paisagens fugidias, que causam estranheza ao público. É o caso do trabalho de Beatriz Toledo, que registrou nevascas em viagem à Finlândia. O coletivo Galeria Experiência borra os cânones fotográficos com a multimídia
Informe-se sobre o evento

José Bechara
A escultura gráfica "Full" dá nome a essa individual do artista. As peças de José Bechara tratam de uma experiência sobre o desenho. Elementos geométricos cheios e vazios, entre cubos sólidos e perimetrais, são combinados de forma aleatória a cada montagem.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Galeria Experiência

Kierkegaards Walk
Na inauguração de um novo espaço expositivo, a galeria apresenta uma coletiva que traz trabalhos de artistas como Gustavo Resende, Caetano Dias, Joaquin Cociña, Nilles Attalah e Cristobal León. Sob a curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, as obras evocam um ambiente doméstico.

Anexo da Galeria Marilia Razuk - r. Jerônimo da Veiga, 131, Itaim, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3079-0853. Seg. a sex.: 10h30 às 19h. Sáb.: 11h às 15h. Até 14/11. Classificação etária: livre.

Luiz Zerbini
O artista que estará na 29 ª Bienal com a instalação "Inferninho" apresenta nessa série pinturas figurativas e abstratas, além de colagens e um vídeo. Na obra "High Definition", linhas horizontais sobrepõem-se a imagens, como se fossem defeitos gerados na tela do computador. Outras falhas eletrônicas aparecem no filme "Sertão".
Informe-se sobre o evento

Marcelo Cidade e Lia Chaia
A galeria exibe, na individual de Marcelo Cidade, "Avant-Gard Is not Dead", esculturas e instalações que questionam os ideais modernistas importados das vanguardas europeias no século 20. Em "Anônimo", Lia Chaia apresenta vídeos, fotografias e colagens.
Informe-se sobre o evento

Mariana Martins
Em "Manuscript Replica", a artista reúne 20 obras que reproduzem a estética de diplomas. Nos trabalhos, há lacres, selos postais e embalagens de cigarro enquadrados numa moldura clássica.
Informe-se sobre o evento

Marcos Duprat
Com 22 obras em cartaz, a individual reúne obras do artista feitas sobre papel, em que o tratamento da luz é fundamental. Duprat usa lápis de cor, aquarela e pastel aquoso para criar ambientes ilusórios.
Informe-se sobre o evento

Mauro Restiffe
Sete fotografias compõem a exposição "Recorrências", de Restiffe. As pessoas retratadas personificam a figura do artista dentro do quadro, como em "Man in Venice", em que um homem no centro do quadro olha direto para a câmera.
Informe-se sobre o evento

Primeira e Última
A galeria inaugura a sua nova sede nos Jardins com a abertura da coletiva organizada por Rodrigo Moura. A mostra reúne trabalhos inéditos e históricos de artistas brasileiros e estrangeiros. Entre os artistas figuram Matias Duville, Gabriel Sierra e Pedro Reyes. Carlos Garaicoa exibe a série de esculturas "Lo Viejo y lo Nuevo".
Informe-se sobre o evento

Sebastiaan Bremer
O artista holandês apresenta a sua primeira individual em São Paulo. Seu trabalho é inspirado na invasão holandesa no Brasil durante o século 17. Sobre fotografias históricas, Bremer pinta pequenos pontos brancos, dando novas configurações ao ambiente retratado.
Informe-se sobre o evento

Transição/From Now On
A coletiva que ocorre junto à 29ª Bienal coloca lado a lado peças antigas e recentes de vários artistas, entre eles, Carmela Gross, Iole de Freitas e Carlos Zilio. De Frida Baranek, são exibidas a escultura "Vital" e a gravura "Through Lines and Screens".

Gabinete de Arte Raquel Arnaud - r. Artur Azevedo, 401, Pinheiros, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3083-6322. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 12h às 16h. Dia 19: 12h às 17h. Até 30/10. Classificação etária: livre.

Tunga
Na grande instalação "Cozinhando Cristais em Expansão", o artista coloca frascos de urina, presos por fios, pendurados em nove estruturas metálicas. Em outro piso, três esculturas de chão e 12 de parede compõem a série "Cristalinos".
Informe-se sobre o evento

Vicente de Mello
Na individual "Strobo", Mello apresenta oito obras da série de imagens "Quantas Asas Tem um Pixel?". O artista investiga as possibilidades poéticas da fotografia digital tanto no aspecto formal quanto no discursivo.
Informe-se sobre o evento

Walter Goldfarb
Da série "Lisérgico", o pintor carioca mostra nessa individual 15 telas de grande dimensão. As obras são resultado de uma pesquisa sobre tatuagens feita pelo artista, que usa traços tribais, bordados e laca.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas