Veja os quadros de Caravaggio que integram a disputada exposição no Masp

Sucesso de público, a exposição "Caravaggio e Seus Seguidores" pode ser contemplada até 30 de setembro no Masp (centro de São Paulo). Até o momento, mais de 30 mil pessoas já visitaram a mostra.

Dividida em três blocos, a exposição reúne sete obras-primas do gênio barroco Caravaggio (1571-1610), caracterizadas pelo jogo de luz, oposição entre claro e escuro, temática do cotidiano italiano de sua época, naturalismo das figuras e cenas em primeiro plano.


Com curadoria de Fábio Magalhães no Brasil e Giorgio Leone na Itália, "Caravaggio e Seus Seguidores" traz a famosa "Medusa Murtola" (identificada há pouco tempo como sendo a primeira Medusa, a "Medusa original"), "Retrato do Cardeal", "São Jerônimo que Escreve", "São João Batista que Alimenta o Cordeiro", "São Francisco em Meditação" e "São Januário Degolado ou Santo Agapito", obra atribuída ao pintor.


Também Integram a exposição 15 obras de artistas diretamente influenciados por sua obra e técnica, conhecidos como "caravaggescos", como Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer, Jusepe di Ribera e SImon Vouet.

O destaque da mostra é a obra "Madalena Desmaiada", da italiana Artemisia Gentileschi (1593-1653). Conhecida por seus trabalhos de cunho erótico, ela foi estuprada por um dos assistentes de seu pai, o também pintor e amigo de Caravaggio, Orazio Gentileschi.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais