Obras de Kandinsky estão expostas no CCBB, em São Paulo; veja

Depois de Brasília, Rio e Belo Horizonte, a exposição "Kandinsky: Tudo Começa num Ponto" chega a SP.

A partir desta quarta (8), no Centro Cultural Banco do Brasil, reúne mais de 150 obras que resgatam a trajetória do precursor do abstracionismo, o russo Wassily Kandinsky (1866-1944), e suas influências.


Com curadoria dos russos Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky, a versão paulistana terá quatro blocos —e não os cinco da divisão original-, por conta de uma limitação do espaço no CCBB. O conteúdo, no entanto, será o mesmo que o das outras cidades.

Ele aborda, entre outros temas, as influências de tradições russas e o grupo de artistas Der Blaue Reiter ("O Cavaleiro Azul") -do qual Kandinsky participou, em 1911, em Munique, na Alemanha.

Além das mais de 40 telas próprias do pintor, será possível conferir uma seleção de objetos -como vestimentas e tambores xamânicos.

"A experiência com o xamanismo inspirou muito sua obra, não só espiritualmente, mas também esteticamente", avalia Rodolfo de Athayde, diretor-geral da exposição. Peças como cestos e trenós, típicos do norte da Sibéria, onde o artista viveu, também estarão expostas.

"É o turbilhão de sensações e de cores que Kandinsky sentia nesses lugares que ele quis pintar", explica Athayde.

Na visita guiada à mostra, que ocorreu no domingo (5), o diretor cantou um trecho de uma música típica russa. Confira:


Informe-se sobre a exposição

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais