Designers paulistanos criam obra interativa que conecta São Paulo à China

Disposta no meio do prédio do Coletivo Amor de Madre, na rua Estados Unidos (zona oeste de SP), a instalação "A Place To Departure" tem aparência simples: uma tela de vidro e um suporte de madeira MDF. Só. Mas, acredite, ela pode te conectar à China.

Criada pelo Coletivo, a obra faz parte das ações do grupo dentro do Beijing Design Week, festival de design de Pequim, na China.

A interação com o objeto também é simples. Basta tocá-lo com as mãos. Se outra pessoa, mesmo do outro lado do mundo, estiver fazendo o mesmo, uma leve vibração será sentida pelas duas pontas da janela. Não é possível ver o outro, apenas senti-lo.

A recíproca só é possível graças à tecnologia. Elaborada pelo pessoal da empresa de tecnologia D3, a janela funciona com um sensor capaz de perceber quando algo se aproxima dela. As ações são processadas e transmitidas pelos servidores que ligam as obras -e, assim, é feito o contato.


A obra faz parte da exposição "Emma Abre o Coletivo", feita em parceria com a galeria Emma Thomas, cuja residência oficial também está fixada na rua Estados Unidos.

A galeria participa da mostra com dois artistas: Marcelo Cipis, que apresenta uma retrospectiva de seus 40 anos de produção; e Erica Ferrari, com a série "Estratigrafia: Palácios", uma sobreposição do tempo sobre construções históricas.

Encabeçado pela designer Olivia Yassudo, o Coletivo Amor de Madre levou para Pequim trabalhos de designers como Guto Requena, Edson Pavoni, Marko Brajovic e Mauricio Arruda.

A semana de design de Pequim ocorreu entre 26/9 e a última sexta, 3/10. Mas a janela permanece ativa na China e em São Paulo até o dia 1/11. Agora, quem hospeda a ponta chinesa da instalação é o artista e ativista Ai Weiwei, em seu estúdio em Caochangdi, na periferia de Pequim.

Emma Abre o Coletivo - r. Estados Unidos, 2.147, Jardins, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: (11) 3280-3111. Seg. a sex.: 12h às 18h. Sáb.: 12h às 17h. Até 1º/11. Livre. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais