Descrição de chapéu SP-Arte 2018
Exposições

'O que é de desejo de todos vende sempre', diz galerista Paulo Kuczynski

Folha ouviu especialistas, que indicam que mercado de arte se recupera da recessão

São Paulo

Após um período de crise, o começo de 2018 indica melhoria nas vendas de obras de arte, segundo especialistas ouvidos pela Folha.

“Há quatro anos, quando surgiram sinais de crise, galerias daqui passaram a olhar para feiras do exterior como ponto de venda”, diz Eliana Finkelstein, da Associação Brasileira de Arte Contemporânea e dona da galeria Vermelho, que leva à feira artistas como Dora Longo Bahia. 

A Vermelho tem como carro-chefe as vendas na Miami Basel; em seguida vem a SP-Arte. As taxas cobradas para a importação de obras, que chegam a 40%, diz ela, afastam compradores e podem levar o Brasil a um isolamento. “O governo ainda associa obras de artes a milhões. Mas a maioria custa entre R$ 5.000 e R$ 50 mil. As taxações prejudicam os artistas contemporâneos.”

Os consagrados, porém, não sofrem com oscilações. “O mercado de obras excepcionais não é afetado pela crise”, diz o galerista Paulo Kuczynski, que leva à feira medalhões como Volpi. “O que é de desejo de todo mundo vende-se em qualquer época.”

Marcos Amaro,  galerista da Emmathomas,  diz que venderá obras mais baratas para fomentar o acesso a obras de arte para um público maior. “Na Europa, a classe média consome arte. No Brasil, é coisa de rico.”

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais