Mestre do suspense, cineasta Alfred Hitchcock é tema de mostra original do MIS

'Hitchcock - Bastidores do Suspense' abre nesta sexta (13)

Detalhe da mostra 'Hitchcock - Bastidores do Suspense', no MIS
Detalhe da mostra 'Hitchcock - Bastidores do Suspense', no MIS - Eduardo Anizelli/Folhapress
São Paulo

Mestre do suspense que ao longo de quase cinco décadas deixou grudados à poltrona do cinema fãs aterrorizados, Alfred Hitchcock tem seu processo criativo revelado pelo MIS a partir desta sexta (13). “Hitchcock - Bastidores do Suspense” presta homenagem ao cineasta britânico e é a primeira mostra sobre um personagem internacional totalmente concebida pelo museu.

Com curadoria do ex-diretor do MIS e atual secretário de Cultura de São Paulo, André Sturm —que concebeu outras exposições pop do MIS, como “Renato Russo”—, a mostra propõe uma imersão nos bastidores dos filmes de Hitchcock (1899-1980), como “Psicose” (1960) e “Os Pássaros” (1963).

Nos dois andares do museu, o público pode observar itens como fotos, manuscritos, cartazes e storyboards dos longas, que tentam revelar um pouco sobre o universo do diretor e roteirista —conhecido por se ocupar de todas as etapas do processo criativo de seus filmes, da concepção à montagem.

Os cerca de 450 objetos foram trazidos de instituições internacionais, como o Acervo Marc Wanamaker e a Biblioteca Margaret Herrick, de Los Angeles, ou de coleções pessoais, como a da única filha do cineasta, Patricia Hitchcock. 

O museu também exibe trechos e curiosidades sobre filmes como “O Estrangulador de Louras”, de 1927 e “A Dama Oculta”, de 1938.

Ainda se articula em torno da exposição uma extensa programação paralela, com apresentações de filmes, cursos e palestras.

MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, região oeste, tel. 2117-4777. Ter. a sex.: 10h às 21h. Sáb.: 10h às 22h. Dom.: 11h às 20h. Até 21/10. Livre. Recomendável agendar p/ ingressorapido.com.br. Ingr.: R$ 12 a R$ 20.
Ter. e menores de 5 anos: grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais