Mostra em SP conta história da bicicleta em 12 modelos

Shopping Center 3 exibe magrelas como American Star e Caloi inspirada em 'ET: O Extraterrestre'

Fernando Silva
São Paulo

​Na mostra “O Mundo em Duas Rodas”, no Shopping Center 3, na avenida Paulista, o brilho é todo das bicicletas. Com a exibição de 12 magrelas, de várias épocas, conta-se um pouco da história delas.

Entre os modelos, há uma Sieger preta, alemã, dos anos 1940, e uma American Star, aquela com a roda dianteira gigantesca em comparação à traseira, inventada no fim do século 19, nos Estados Unidos.   

As brasileiras também marcam presença. A Berlineta, da Caloi, e a Monareta, da Monark, expostas ali representam, inclusive, a grande rivalidade da indústria ciclística do país.

Bicicleta American Star, exposta na mostra 'O Mundo em Duas Rodas', no Shopping Center 3
Bicicleta American Star exposta em 'O Mundo em Duas Rodas', no Shopping Center 3 - Divulgação

Da Caloi ainda é possível ver uma Cross inspirada na famosa cena do filme “ET: O Extraterrestre” (1982), de Steven Spielberg. Tem até réplica do personagem alienígena instalada na cesta dela.

Todas as bikes da mostra estão diante de painéis fotográficos, para que o visitante tenha a ideia do período no qual cada uma delas foi mais utilizada. 

“Além do aspecto histórico, a exposição tem o objetivo de atentar para temas como a preservação do ambiente e a mobilidade urbana, com os quais a bicicleta contribui”, diz Willian Furtado, superintendente do estabelecimento.

O Mundo em Duas Rodas

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais