Na mostra “O Mundo em Duas Rodas”, no Shopping Center 3, na avenida Paulista, o brilho é todo das bicicletas. Com a exibição de 12 magrelas, de várias épocas, conta-se um pouco da história delas.
Entre os modelos, há uma Sieger preta, alemã, dos anos 1940, e uma American Star, aquela com a roda dianteira gigantesca em comparação à traseira, inventada no fim do século 19, nos Estados Unidos.
As brasileiras também marcam presença. A Berlineta, da Caloi, e a Monareta, da Monark, expostas ali representam, inclusive, a grande rivalidade da indústria ciclística do país.
Da Caloi ainda é possível ver uma Cross inspirada na famosa cena do filme “ET: O Extraterrestre” (1982), de Steven Spielberg. Tem até réplica do personagem alienígena instalada na cesta dela.
Todas as bikes da mostra estão diante de painéis fotográficos, para que o visitante tenha a ideia do período no qual cada uma delas foi mais utilizada.
“Além do aspecto histórico, a exposição tem o objetivo de atentar para temas como a preservação do ambiente e a mobilidade urbana, com os quais a bicicleta contribui”, diz Willian Furtado, superintendente do estabelecimento.
Comentários
Ver todos os comentários