Exposição reproduz obras do arquiteto italiano Andrea Palladio

Uma exposição em homenagem aos 500 anos do nascimento do arquiteto italiano Andrea Palladio entra em cartaz nesta sexta-feira (17) no Centro Histórico Mackenzie (região central da capital paulista). Palladio (1508-1580) é considerado um dos mais influentes nomes da arquitetura do Renascimento italiano.

Crédito: Divulgação
Desenho reproduz obra de Andrea Palladio, em exposição no Centro Histórico Mackenzie (SP)

A exposição "Andrea Palladio - 500 Anos Depois" traz 42 peças de 28 artistas italianos que revisitaram, por meio de reproduções em técnicas gráficas (litografia, xilografia e gravura), a obra do arquiteto da então República de Veneza.

A execução das litografias, feita pela italiana Stamperia d'Arte Busato, recuperou um sistema de impressão utilizado no passado, que emprega um tipo particular de papel de transferência, permitindo copiar em pedras litográficas os desenhos de Palladio.

Para que o público saiba mais sobre as obras do arquiteto italiano, vídeos, DVDs, livros italianos e nacionais estarão à disposição dos visitantes, incluindo algumas edições fac-similares do tratado "I Quattro Libri dell'Architettura", escrito pelo arquiteto em 1570.

Nascido em Pádua, Palladio criou um estilo que remete aos princípios clássico-romanos, influenciando grande parte da arquitetura europeia ao longo dos séculos. Algumas de suas criações mais famosas são Villa Barbaro, Palazzo Thiene e La Rotonda, considerada um resumo da arquitetura palladiana.

A curadoria é do italiano Giancarlo Busato e do professor brasileiro Joubert José Lancha.

Centro Histórico Mackenzie - prédio 1 - r. Itambé, 45, Higienópolis, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2114-8661. De 16/4 a 15/5. Seg. a sex.: 9h às 19h. Grátis. Classificação etária: livre.

Leia mais

Leia o que já foi publicado no Guia da Folha Online

Especial

livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais