Veja a programação completa da 10ª Bienal de Arquitetura

O Centro Cultural São Paulo (centro) é o eixo principal da 10ª Bienal de Arquitetura, que será aberta ao público no sábado (dia 12).


Com o tema "Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar", o evento vai reunir exposições e debates divididos em outros sete locais, como o Masp e o Museu da Casa Brasileira, além de pontos paralelos.

A edição deste ano discute o espaço público e a mobilidade urbana e traz mostras de foto e vídeos como "Brasil: O Espetáculo do Crescimento" e "Detroit: Ponto Morto?", além de contar com a projeção de vídeos voltados para o tema urbano no vão livre do Masp, ocupar a estação Paraíso do metrô com o "Projeto Encontros" e promover debates e outras atividades em diversos pontos da cidade.

Confira abaixo a programação oficial enviada pela organização do evento.


CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Brasil: o espetáculo do crescimento
Realizada a partir de uma viagem exploratória de pesquisa às regiões que mais cresceram economicamente nos últimos dez anos, localizadas no norte e nordeste do país. Crescimento que foi alavancado por atividades econômicas locais (basicamente mineração e agronegócio), e por grandes obras infraestruturais do governo (Transposição do Rio São Francisco, Usina hidroelétrica de Belo Monte, Mina de Carajás, Ferrovia Transnordestina, Porto de Suape, Programa Minha Casa Minha Vida). As cidades visitadas são: Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Cabo de Santo Agostinho, Marabá, Parauapebas e Altamira.

Carrópolis
Trata das transformações sofridas pelas cidades - em especial São Paulo - a partir do momento em que o carro se tornou o seu protagonista. Se no início o automóvel surge como promessa de felicidade, moldando o novo imaginário urbano a partir das experiências de Los Angeles e Las Vegas, ele vai se tornando o grande vilão, criando cicatrizes viárias em meio ao tecido histórico das cidades, e puxando o seu crescimento horizontal em direção aos subúrbios. Hoje, a consciência sobre o direito à mobilidade como garantia de cidadania pede a revisão urgente do modelo rodoviário de crescimento urbano, francamente adotado pelas cidades brasileiras.

A Rua da Estrada
Instalação audiovisual do português Álvaro Domingues que registra o processo de hibridização entre cidade e campo em Portugal. O conceito de cidade genérica aqui se aplica ao território como um todo, não apenas ao urbano, formando aquilo que o autor chama de "paisagem transgênica".

Detroit: ponto morto?
Retrata o declínio da cidade norte-americana de Detroit, como símbolo do colapso do mundo industrial e fordista. Com a ruína da cidade, que foi sede da indústria automobilística mundial, proliferam atividades colaborativas ligadas à agricultura de subsistência.

China: o mundo renderizado
País que mais cresce dos pontos de vista econômico e urbano no mundo, a China apresenta fenômenos intrigantes no cenário atual. De um lado, cidades como Shenzhen, cujos parques temáticos clonam as imagens de outros lugares do mundo. De outro, Ordos Kangbashi, cidade construída para 1 milhão de habitantes, e ainda praticamente vazia. Se Detroit é a "cidade fantasma" do passado, Ordos é o seu equivalente no futuro.

Densidade
A densidade é um atributo cada vez mais crucial para a sustentabilidade das cidades em um planeta superpovoado. Hoje, em um mundo que se urbaniza de acordo com taxas muito altas, a construção em massa forma e reforma radicalmente as cidades latino-americanas, africanas e, sobretudo, asiáticas.

O Rio do Futuro de Sérgio Bernardes
Recupera o legado visionário do arquiteto carioca, com um projeto urbano abrangente para o Rio de Janeiro, publicado na revista Manchete em 1965. A exposição apresenta esse rico material iconográfico, relacionando-o com o Rio de Janeiro de hoje e de amanhã, apresentado na exposição RioNow.

Espaço Público e Ativismo
A exposição recupera e apresenta diferentes registros e mídias (fotos, vídeos, cartazes, faixas) resultantes da onda recente de protestos que tomou as ruas de várias cidades do mundo, incluindo material do movimento "Occupy Wall Street", de Nova York, e das manifestações recentes no Brasil, desencadeadas pelo Movimento Passe Livre. O objetivo é discutir possibilidades concretas para a construção de novas práticas sociais e projetuais, alinhadas com novas formas de ação política que encontram no espaço público sua esfera primordial de ação.

Segurança como direito à cidade
Exposição que aborda a questão da segurança pelo seu aspecto afirmativo, isto é, pelo uso intenso dos equipamentos e espaços públicos da cidade, por oposição às ideias de proteção, vigilância, encarceramento e exclusão. Serão mostrados exemplos de projetos e obras em Medellín (Colômbia), Cidade do Cabo (África do Sul), Nova Délhi (Índia) e Rio de Janeiro (Brasil).

Revisitando os grandes conjuntos
Combinação entre projetos habitacionais em Paris, Saint-Nazaire e Bordeaux de autoria de Druot, Lacaton & Vassal, e trabalhos fotográficos contendo imagens de cartões-postais dos conjuntos residenciais modernos na periferia de Paris, bem como fotos de suas demolições.

Adeus, Robin Hood
A exposição - integrada por vídeo, fotos e livro - foca na demolição do conjunto habitacional Robin Hood Gardens, em Londres, uma das obras mais emblemáticas do casal Alison e Peter Smithson, dois dos membros mais ativos do Team X. A recente campanha internacional - e fracassada - pela preservação da obra é contraposta ao ideal que funda o projeto original, fruto de um rico debate crítico sobre arquitetura e cidade no pós-guerra.

O Copan que não se vê
O Copan é o edifício mais francamente metropolitano de São Paulo. Nos trabalhos aqui apresentados, uma rede quase invisível de relações humanas e sintáticas desloca a atenção do edifício para o seu uso, aludindo a uma quantidade excessiva de elementos e histórias que não cabem nem mesmo em um prédio gigante.

Praça das Artes
Inaugurada três décadas depois do Sesc Pompeia e do Centro Cultural São Paulo, essa obra de escala urbana renova a presença de uma inteligência arquitetônica na construção da cidade de São Paulo, reaproximando de forma aberta e porosa os modos de fazer a cidade aos modos de usá-la.

De que leis é feita a verticalização em São Paulo?
Essa exposição foi concebida no contexto dos recentes debates em torno da revisão do Plano Diretor de São Paulo, e enfoca a polêmica questão da verticalização. Para regrar a especulação do mercado e garantir o interesse público na construção da cidade, um dos melhores instrumentos que temos são as normas. Mas para que servem as leis? A quem interessa que as normas venham ou não a produzir boas cidades?

The Banality of Good: Six decades of New Towns, Architects, Money and Politics
A exposição apresenta uma série de seis cidades exemplares que foram planejadas nas últimas seis décadas. Os ideais dessas cidades serão apresentados por meio de grandes alegorias em seis trípticos de madeira que representam tanto os sonhos e as realidades das cidades. Exibida na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2012, a exposição questiona o planejamento de novas cidades.

Actions: What You Can Do With the City
"O Que Você Pode Fazer com a Cidade" é um projeto de pesquisa iniciado pelo Canadian Centre for Architecture (CCA) em 2007. A exposição - composta por 99 projetos selecionados de cenários urbanos contemporâneos e produzidos por um grupo grande e diverso de ativistas - apresenta ideias influentes e sagazes que revelam abordagens inesperadas sobre o "urbano". Mais informações na Programação da X Bienal.

Nós Brasil! We Brazil!
O projeto "Nós Brasil! We Brazil!", ação integrante do projeto internacional "Weltstadt" tem como objetivo aprofundar o entendimento da realidade das cidades brasileiras contemporâneas, bem como dos desafios que as mesmas enfrentam. Contribuição oficial da Alemanha para a X Bienal de Arquitetura de São Paulo. Mais informações sobre o projeto na Programação da 10ª Bienal e no site www.goethe.de/weltstadt


MASP

O asfalto e a areia
Relaciona a produção de importantes artistas e arquitetos brasileiros na virada dos anos 1960 para os 70, em torno da promulgação do AI-5. São eles: Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica e Cildo Meireles. O tema são os constantes atravessamentos entre as esferas pública e privada no Brasil, na forma de casas que são pensadas como espaços urbanos (públicos), e instalações artísticas ambientais em espaço público concebidas para serem usadas de modo subjetivo e doméstico. Os elementos do asfalto e da praia, presentes nos diversos trabalhos apresentados, encarnam a imagem metafórica dos dois principais espaços públicos no Brasil: a rua e a praia.

Participantes:
Cildo Meireles, Rio de Janeiro, Brasil
Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil
Lina Bo Bardi, Roma, Itália/Brasil
Paulo Mendes da Rocha, Vitória, Brasil
Vilanova Artigas, Curitiba, Brasil

Estúdio Zut, Depoimentos de Paulo Mendes da Rocha e Zé Celso Martinez Correa (videos), São Paulo, Brasil
Fernando Frank Cabral e Eduardo de Jesus Rodrigues, Vilanova Artigas (video), São Paulo, Brasil
Flávio Império, Pequena Ilha da Sicília (vídeo), São Paulo, Brasil
Gustavo Moura, Cildo e Casa no Butantã (videos), São Paulo, Brasil
Marcos Bonisson, Heliophonia (video), Rio de Janeiro, Brasil


MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Instalado no antigo Solar da família Silva Prado, o Museu da Casa Brasileira tem realizado exposições que tratam das diversas tipologias ligadas ao "morar" no Brasil. Reforçando essa vocação da instituição, procuramos situar aqui uma série de experiências ligadas ao programa habitacional, tanto no Brasil quanto no exterior, em um arco temporal que vai dos anos 1970 até hoje.

Lista de participantes:
Eduardo Longo (Casa Bola - instalação audiovisual) - co-curadoria Fernando Serapião
Equipe Comunidade Emanuel Guarani Kaiowá - Comunidade Emanuel Guarani Kaiowa, Contagem, Brasil
João Filgueiras Lima "Lelé", Projeto para a favela de Pernanbues - Salvador, Bahia, Rio de Janeiro, Brasil
Jorge Mario Jáuregui, Caixa Econômica Federal, Projeto de Empreendimento Imobiliario de Interesse Social - São Cristovam, Rio de Janeiro, para o Programa Minha Casa Minha Vida (desenhos), Rio de Janeiro, Brasil
Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Habitação, Casa Paulista (instalação audiovisual), São Paulo, Brasil
Luiz Carlos Toledo, Petar Vrcibradic, Verônica Natividade, LabHabTS UFRJ, Repensando HIS - As habitações de interesse social como agentes de transformação do espaço urbano, Rio de Janeiro, Brasil
MAS Urban Design ETH Zurique, em colaboração com Instituto CASA, Minha Casa, Nossa Cidade/Inovando a Habitação Popular no Brasil, Zurique, Suíça/ Rio de Janeiro, Brasil
Ryue Nishizawa, Casa Moriyama (desenho, maquete), Tóquio, Japão
Valentina Tong, sem título (Casa Moriyama - fotos), São Paulo, Brasil
Vigliecca & Associados, Secretária de Habitação da Prefeitura de São Paulo, Projeto de Áreas de Provisão do Perímetro do Morro do S4, São Paulo, Brasil


CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA

Núcleo expositivo que propõe um balanço e revisão do legado moderno no Brasil. Inclui a seleção do rico material fotográfico da construção de Brasília levantado pelos artistas Michael Wesely e Lina Kim. Trata-se do maior e mais importante trabalho de pesquisa e recuperação de imagens de Brasília, exposto pela primeira vez em São Paulo. A mostra é acompanhada de fotos recentes da cidade feitas por Wesely em processo de longa exposição.

Lista de participantes:
Aberrant Architecture, Animating Architecture: Learning from Rio de Janeiro, Londres, Reino Unido
GrupoSP, Continuidade e Transformação: O Chão Público de Brasília Sede do SEBRAE, (2008-2010), São Paulo, Brasil
Michael Wesely e Lina Kim, Arquivo Brasília (fotos e video), Alemanha/Brasil
Michael Wesely, Eixo Rodoviário e Aeroporto (fotos), Alemanha


ASSOCIAÇÃO PARQUE MINHOCÃO

Registro da história do High Line em Nova York, baseado no livro feito por Joshua David e Robert Hammond, criadores da associação "Friends of the High Line". Com projeto de Diller Scofidio + Renfro em parceria com o James Corner Field Operations, vencedores de concurso organizado pela associação, o parque foi construído sobre uma via férrea elevada e abandonada. Significativamente, o apartamento onde está a exposição localiza-se em frente ao Minhocão, e na mesma altura do elevado. A visita oferece, portanto, atrativos distintos durante a semana, quando a pista é tomada por carros, e nos domingos, quando o elevado se torna um parque de concreto e asfalto a céu aberto. Serão também apresentados projetos artísticos sobre o Minhocão.

Lista de participantes:
Andrés Sandoval, 140 Empenas, Chuquimata, Chile/Sao Paulo, Brasil
João Sodré, Juliana Braga, Sob o elevado, São Paulo, Brasil
Joshua David e Robert Hammond (High Line - textos e fotos), Nova York, EUA
Diller Scofidio + Renfro, James Corner Field Operations, High Line, Nova York, EUA


SESC POMPEIA

Que presente inventar agora
A exposição é composta por uma rede internacional de coletivos de arquitetos, urbanistas e artistas, estúdios de arquitetura e design, escolas e universidades que adotam posturas colaborativas visando transformar e melhorar suas cidades. Inclui duas residências-colaborações em parceria com o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e o Teat(r)o Oficina, e conversas, palestras e oficinas, que acontecem entre setembro e novembro, com seus resultados compartilhados no Sesc Pompeia.

Participantes:
Al Borde, Projetos e Residência-Colaboração Cidade Tiradentes, Quito, Equador
Andrea Medeiros Helou, João Pedro David, José Maria Garret, Julieta Fialho, Thomas Andersen, Tiquatira em Construção, São Paulo, Brasil
Associação Uzyna Uzona Teat(r)o Oficina, Residência-Colaboração Bixiga, Rede Europa e América Latina
Café na Rua, Acupuntura Urbana, Projeto Coruja, São Paulo, Brasil
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Pesquisa e Residência-Colaboração Cidade Tiradentes, São Paulo, Brasil
CRIT Studio, Gurgaon Glossaries, Mumbai, India
Como Virar sua Cidade (Rede de Coletivos: Vapor 324, Muda, Bela Rua, Acunpuntura Urbana, Imargem, Walking Gallery, Movimento Boa Praça, Ateliê Azu, Basurama Brasil), Como Virar sua Cidade, São Paulo, Brasil
EME 3, Como Virar sua Cidade, Espanha/Brasil
ENTRE, Entre na Bienal, Rio de Janeiro, Brasil
DESIS Lab (Design for Social Innovation and Sustainability) - Parsons The New School for Design, Amplifica Pompéia, Nova York, EUA
Escola de Inovação em Serviços - EISE, Amplifica Pompéia, São Paulo, Brasil
Louise Ganz e Ines Linke, Bicicletas Ambiente - Economias de quintal, Belo Horizonte, Brasil
Núcleo de Arquitetura e Cultura Construtiva - NACCO - Pesquisa e Residência-Colaboração Cidade Tiradentes, São Paulo, Brasil
NLÉ, Escola Flutuante de Makoko, Lagos, Nigeria/Amsterdã, Paises Baixos
NOMAS Coletivo, Cambuci Escadaria Interativa, São Paulo, Brasil
Partizaning, City as a Playground + DIY Olympics, Moscou, Russia
Supersudaca, Incomplete Works e Residência-Colaboração Bixiga, Rede Europa e América Latina
Universidade KU Leuven - Jeroen Stevens e Jonas Knapen, Urbanismo e Palcos de Insurgência, Leuven, Belgica
Vazio S/A, Projetos e Residência-Colaboração Colaboração Bixiga, Belo Horizonte, Brasil


PRAÇA VICTOR CIVITA

Núcleo dedicado aos projetos de infraestrutura urbana que tratam da questão das águas. A relação de uma cidade com os seus recursos hídricos é sempre central para o seu planejamento, seja pela proximidade com o mar, por ser cruzada por rios e outros cursos d'água, ou mesmo no que concerne às mais básicas questões de abastecimento. São apresentadas praças, parques e até cidades inteiras que trazem nos seus desenhos um indissociável liame entre desenho urbano, paisagem e infraestrutura.

Participantes:
Alberto Kalach, México Ciudad Futura, México D.C., México
Angela Kayo, Onde Passava o Rio Pinheiros, São Paulo, Brasil
Boldarini Arquitetos Associados, Parque Cantinho do Céu (desenhos, fotos), São Paulo, Brasil
De Urbanisten, Watersquare Benthemplein (desenhos, fotos), Roterdã, Países Baixos
Grupo Metrópole Fluvial - Laboratório de Projeto do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU USP, Hidroanel Metropolitano (desenhos), São Paulo, Brasil
KKL - Keren Kayemet Leisrael, Cidades do Deserto de Israel (fotos, desenhos, objetos), Israel
Latitude Platform for Urban Research and Design, Reading the incremental occupation of territories, Bruxelas, Bélgica/Veneza, Itália
Marilia Franco, Natalia Coachman, Claudia Mezquita, Raquel Pavanelli, Johanna Miklos, São Paulo: Vestígios de Uma Metrópole Fluvial, São Paulo, Brasil
Mario Cuccinela Architects, Masterplan para San Berillo, Catania (desenhos), Itália
MMBB Arquitetos, Córrego do Antonico (desenhos), São Paulo, Brasil
Posad-Rosa Estratégias Espaciais, Vivendo e Planejando com as Águas, Holanda
Posad-Rosa, Juliano Ximenes, Ana Claudia Cardoso, Vivendo e Planejando com as Águas: Workshop Belém, Holanda/ Belém, Brasil
Una Arquitetos, H+F Arquitetos, Metrópole Arquitetos, Lume, Plano Urbanístico Parque Dom Pedro II (desenhos), São Paulo, Brasil

ESTAÇÃO PARAÍSO DO METRÔ

Projeto Encontros
Reúne ações e percursos exploratórios de São Paulo e de outras cidades, como o projeto "Safari" do São Paulo Lab/Rede Studio-X Columbia University (New York) que apresenta mapeamentos da fauna e flora de regiões pelas quais passam redes metroviárias, em Nova York e Pequim e São Paulo, e a exposição interativa usando as hashtags #modosdeusaracidade.

Participantes:
São Paulo Lab/Studio -X Columbia University - Safari, São Paulo, Brasil/Nova York, EUA

Coletivo MIcrópolis, Picnic em trânsito, Belo Horizonte, Brasil

Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Arquitetura Paulistana: de Metrô em Metrô, São Paulo, Brasil

Vários autores, Exposição interativa #modosdeusaracidade


MOSTRA DE CINEMA - MODOS DE VER
O programa de filmes que a Mostra Internacional de Cinema e a 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo preparam conjuntamente para o vão livre do Masp reúne nove títulos filmados na capital paulista. São filmes escolhidos, entre muitos, para ver-se a cidade e notar-se também os modos pelos quais ela foi e é vista. O programa cobre um arco de 84 anos, período no qual São Paulo se transformou radicalmente.

Filmes: "São Paulo, Sinfonia da Metrópole" (1929); "São Paulo Sociedade Anônima" (1965); "Fogo e Paixão" (1988); "Alma Corsária" (1993); "Não Por Acaso" (2007); "Linha de Passe" (2008); "Ensaio Sobre a Cegueira" (2008); "São Silvestre" (2013) e "Cidade Cinza" (2013).

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais