Grafiteiros Osgêmeos estreiam mostra grátis em galeria de SP

Os paulistanos Gustavo e Otávio Pandolfo —os irmãos da dupla Osgêmeos— estreiam neste domingo (29) sua nova exposição, "A Ópera da Lua", na galeria Fortes Vilaça (zona oeste de São Paulo).

Como em mostras anteriores apresentadas na cidade, tal qual "Vertigem" e "Sonhos do Brasil", os artistas pensaram trabalhos que exaurem o espaço expositivo. Desta vez, o fazem por meio de 30 pinturas, algumas em grande escala, além de três esculturas, uma instalação musical e uma vídeo-instalação.


No conteúdo e na forma, aprofundam as questões (como a crítica social) e os métodos (como os desenhos com materiais como spray e látex) que caracterizam sua produção artística desde 1986, quando começaram a grafitar muros do bairro Cambuci, no centro de São Paulo. Já não há dúvida quanto à eficiência e ao valor dessa peculiar mescla de cores e formas, capaz de evocar sentimentos lúdicos e eventualmente fantásticos.

A novidade é o investimento cada vez mais intenso em esculturas e instalações vultosas, como um boneco de cujo peito aberto se revela um carrossel de baleias.

Além disso, se antes se viam apenas envoltos em questões ligadas à arte de rua, como o apagamento de obras pela prefeitura ou a função social do grafite, Osgêmeos têm à sua volta a dialética do mercado da arte. Parecem à vontade.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais