Racismo em Cuba é tema de exposição grátis de fotógrafo norte-americano

O Instituto Cervantes recebe a exposição "Fear of Nostalgia", que traz imagens do fotógrafo norte-americano John Rusnak, feitas em Cuba. A mostra grátis fica em cartaz até 30 de novembro.


O fotógrafo passou uma temporada em Havana, onde tirou uma série de retratos em preto e branco com uma câmera Polaroid. As fotos formam uma série de cinco trípticos (justaposição de três imagens), tratando de mazelas da sociedade cubana —como a segregação racial, a discriminação, o imperialismo e o colonialismo.

Complementando a mostra, há frases de Gandhi, Fidel Castro, Eldridge Cleaver, José Martí e Ivan Schulman (colaborador de Rusnak), tiradas de livros ou reproduzindo declarações.

Antes de vir a São Paulo, a exposição passou pela Fototeca de Cuba, em Havana, de onde partiu para um circuito de exibições pelo país, em 2013.

Fear of Nostalgia – Av. Paulista, 2439, Cerqueira César, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: (11) 3897-9600. A partir de sexta (7/11): 14h às 21h. Aberto de terça a sábado, das 14h às 21h. Grátis. Inf.: pelo site da exposição ou do local.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais