Trajetória de Dona Ivone Lara guia exposição em centro cultural de SP

A partir deste sábado (16), o Itaú Cultural recebe a 23ª mostra da série criada para apresentar artistas que são referência no Brasil —como Hilda Hilst e Laerte. Desta vez, a homenageada é a sambista Yvonne Lara da Costa, 93 —a Dona Ivone Lara.

Por meio da "Ocupação Dona Ivone Lara", o espaço cultural vai apresentar uma retrospectiva da vida da rainha do samba. O espaço de cem metros quadrados estará dividido em cinco eixos temáticos: "O Canto dos Mais Velhos", "O Bordado dos Encontros", "O Enredo da Festa", "A Composição do Viver" e "Tanger as Cordas do Hoje".


Cada eixo apresentará fotografias, músicas, objetos, vestidos, cavaquinhos e outros instrumentos que retratam a vida pessoal e a trajetória artística da cantora —que tornou-se a primeira mulher a entrar para a ala de compositores da escola Império Serrano, no grupo especial do Carnaval, em 1965.

Não passam despercebidos pela mostra o casal Heitor Villa-Lobos e sua mulher, Lucília Guimarães, que estiveram presentes no início da carreira de Ivone, ou parceiros como Délcio Carvalho, Jorge Aragão, Hermínio Bello de Carvalho e Silas de Oliveira.

A ocupação conta ainda com uma programação musical paralela. Neste sábado (16), às 12h e às 17h, o grupo Samba Virado se apresenta.

Informe-se sobre a exposição

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais