'Museu Dançante': exposição alia obras do MAM a coreografias de dança

A partir desta terça (27), o Museu de Arte Moderna de São Paulo aproximará as artes visuais da dança. Trata-se da exposição "Museu Dançante", que vai integrar obras da coleção do local ao universo coreográfico da São Paulo Companhia de Dança.

O curador Felipe Chaimovich, em conjunto com a diretora da companhia, Inês Bogéa, selecionou 38 obras do acervo —que contemplam nomes fortes como Hélio Oiticica, Mira Schendel, Abraham Palatnik e Sérgio Camargo— em suportes artísticos variados.


Em uma das salas, esta seleção de obras que mostram princípios como a gravidade, a flutuação e o equilíbrio (ou a falta dele) ficará exposta. Em alguns casos, os visitantes poderão tocar, pisar e interagir com os trabalhos.

A outra sala ficará disposta à residência da companhia de dança, que vai trabalhar as coreografias ao vivo em alguns dias da semana. A ideia é que o público visualize as intervenções e as relacione com as obras de arte. Nos dias em que elas não forem realizadas, uma tela vai exibir vídeos sobre o grupo.

A mostra ainda conta com nove instalações que criam o efeito de movimento. Entre elas, "Templo", de Franklin Cassaro (2000), feita com folhas de jornal, fita adesiva e ventiladores, e a videoinstalação "Do Universo ao Baile", de Dias & Riedweg (2008).

MAM Ibirapuera - pq. Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, região sul, tel. 5085-1300. Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura: 27/1, 20h às 23h. Até 20/3. Livre. Ingr.: R$ 6 (dom.: grátis). Estac. (sistema Zona Azul - portão 3).

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais