Primeira Leica Gallery da América Latina é inaugurada em SP; assista


Um edifício da década de 1930, que está sendo tombado como patrimônio histórico, é o espaço que sedia a nova galeria da famosa marca Leica —empresa alemã de câmeras e equipamentos ópticos, usada por ícones da fotografia como Cartier-Bresson e Alfred Eisendtaedt.

Primeira Leica Gallery da América Latina, a unidade de Higienópolis, em São Paulo, abriu as portas ao público nesta quinta (6). Ela é a décima quarta galeria da marca, presente em cidades como Milão, Nova York e Frankfurt.

A inauguração em solo paulistano ocorre com uma exposição de Andy Summers, ex-guitarrista do The Police. "Ele gosta de cantinhos misteriosos. Dá para sentir o cheiro da rua na obra dele", explica Valéria Blay, diretora do espaço em São Paulo.

Depois de Andy Summers, o local deverá receber mostras fotográficas vindas das Leicas do exterior —está na programação uma seleção de imagens do cantor Lenny Kravitz. "Mas, para expor aqui, não é preciso ter fotografado com uma Leica. Queremos fotos que sigam nosso padrão de qualidade", ressalta Valéria.

Quem não é de São Paulo e quer conhecer a galeria pode solicitar um tour virtual. Por meio de um "robô" construído com um iPad, o visitante pode observar o acervo da galeria remotamente. O robô também serve para uma visita guiada pela curadora alemã Karin Rehn-Kaufmann.


Confira entrevista com Andy Summers, ex-The Police:

"Guia" - Por que você optou por fotografar em preto e branco?
Andy Summers - Sempre fui mais movido por imagens em preto e branco. Para mim, é a verdadeira cor da fotografia. No caso do meu trabalho, acho que é uma espécie de desejo profundo de recriar filmes artísticos europeus que vi quando era adolescente. Eles me impactaram muito emocionalmente.

As imagens trazem certa melancolia. Você se sentia assim enquanto estava na estrada?
Melancolia, ao menos para mim, é a melhor emoção para capturar. Acho que é o sentimento mais poderoso e ressonante.

Há muitos personagens noturnos em suas fotos. O que eles têm, para você, de mais interessante?
Gosto de fotografar à noite. Minha preferência é por fotos escuras -um pouco como tocar blues, se você gosta. A noite tem mais mistério, ambiguidade e perigo.

A maioria de suas fotografias enfocam pormenores de cenas. São elas que guiam seu olhar fotográfico na hora do clique?
O demônio está nos detalhes. Você não consegue fotografar efetivamente se não estiver atento a eles. É a sutileza que faz a foto.

Como o guitarrista influencia o fotógrafo?
Acho que os dois podem trocar informações. Eu procuro pela música em qualquer meio. Linhas, tonalidades e formatos podem ser expressados tanto musicalmente quanto em fotografias.

Se pudesse voltar a um lugar para fotografar, qual seria?
Me diverti muito fotografando pelo mundo, mas escolheria Tóquio. Gosto da pegada noturna dessa cidade. Gosto de me perder por lá.

Leica Gallery. R. Maranhão, 600, Higienópolis, região central, tel. 3512-3909. Ter. a sáb.: 11h às 19h. Mostra 'Del Mondo': até 5/10. Livre. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais