MuBE apresenta trajetória de artista japonês em exposição

Crédito: Divulgação
A exposição " A Viagem de Yukio Suzuki" acontece no Mube, em São Paulo, em abril

Na próxima quinta-feira (10), será inaugurada a exposição "A Viagem de Yukio Suzuki', no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), às 10h. São 104 obras do artista japonês que retratam sua trajetória. A mostra poderá ser visitada até o dia 1º de maio, das 10h às 19h, de terça-feira a domingo. A entrada é franca.

Admirado por críticos e colecionadores importantes, o trabalho do pintor Yukio Suzuki se destaca pelo gosto eclético e sensível. A curadoria é das artistas Lila Papenburg e Sonia Bogaz, com a consultoria de Shoko Suzuki, viúva de Yukio.

São 59 pinturas sobre telas e uma instalação que ganhará destaque especial: a enorme maçã --uma escultura com 2,5 m de altura criada para a 14ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1977. "A Grande Maçã" foi construída em resina e fibra de vidro servindo um dos temas da Bienal, recuperação de paisagem, como uma sugestão para embelezar alguns pontos da cidade.

Especialmente para essa exposição, a arquiteta e cenógrafa Danielle Klintowitz recriou a sala de Yukio Suzuki na Bienal de 1977, em que a grande maçã está cercada por fotos de pontos marcantes da cidade em que a instalação é inserida.

Outro destaque é a parede com o trabalho "Matizes da Incidência". Na obra, estão 807 pequenos cartões em que Suzuki desenhou os mesmos objetos, do mesmo ângulo, entre 2 de outubro de 1981 e 1º. de outubro de 1982. As diferenças entre eles são as alterações cromáticas, pois foram realizados em horas diferentes do dia.

No MuBE serão ocupados 600 m2 com as obras do artista.

Arte oriental

Nascido em Sendai, cidade do nordeste japonês, Yukio Suzuki nunca aceitou ser outra coisa senão pintor. Aos 22 anos de idade teve seus trabalhos admitidos na exposição de arte moderna do jornal "Kahoku", conhecida sede do vanguardismo nipônico, onde retornou dois anos depois, em 1950. Ele chegou ao Brasil, em 1962, ao lado da mulher, Shoko.

Instalados em São Paulo, passaram a se dedicar às mesmas atividades que exerciam na terra natal: a pintura e o desenho de Yukio, as cerâmicas de Shoko.

"A Viagem de Yukio Suzuki - 60 Pinturas sobre Tela"
Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) - Grande Salão Vernissage - av. Europa, 218, Jardim Europa, região oeste, São Paulo, SP, tel.: 0/xx/11/3081-8611. Ter. a dom.: 10h às 19h. Até 1º/5. Grátis.

Leia mais

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais