Após quatro anos, Instituto Moreira Salles abre enfim as portas com cinco mostras em cartaz

-


Fotografia da mostra "Os Americanos", de Robert Frank
Fotografia da mostra "Os Americanos", de Robert Frank - Robert Frank/Divulgação

'Os Americanos' + 'Os Livros e os Filmes'
Entre 1955 e 1957, o fotógrafo suíço Robert Frank cruzou os Estados Unidos em um carro usado para registrar o cotidiano de habitantes de vários Estados. A exposição "Os Americanos" traz 83 fotografias dessa expedição, exibidas pela primeira vez no Brasil. A mostra é complementada por "Os Livros e os Filmes", com vídeos e imagens da produção cinematográfica e editorial de Frank.

Fotografia da mostra 'São Paulo: Três Ensaios Visuais'
Fotografia da mostra 'São Paulo: Três Ensaios Visuais' - Hildegard Rosenthal/Acervo IMS

'São Paulo: Três Ensaios Visuais'
A projeção apresenta São Paulo de 1862 até os dias atuais pelo olhar de fotógrafos como a alemã Alice Brill (1920-2013) e o brasileiro Mauro Restiffe. As cenas destacam o processo de transformação do então vilarejo em uma grande metrópole.

Trecho da videoinstalação 'The Clock', de Christian Marclay
Trecho da videoinstalação 'The Clock', de Christian Marclay - Fotos IMS/Divulgação

'The Clock'
A videoinstalação do americano Christian Marclay exibe, ao longo de 24 horas, milhares de cenas do cinema e da televisão que fazem referência a horários específicos do dia. Essas menções ocorrem tanto por meio de falas quanto de imagens, como o close em um relógio de pulso. A obra recebeu o Leão de Ouro na 54ª Bienal de Veneza, em 2011.

Móbile 'Viúva Negra', criado pelo escultor Alexander Calder
Móbile 'Viúva Negra', criado pelo escultor Alexander Calder - IMS/Divulgação

'Viúva Negra'
O artista plástico e escultor americano Alexander Calder (1898-1976), conhecido por inventar o móbile, terá uma de suas criações exposta na Praça IMS. A obra "Viúva Negra" tem 3,5 metros de altura e é um dos maiores móbiles criados por Calder.

Obra de Sofia Borges que estará exposta na mostra 'O Corpo'
Obra de Sofia Borges que estará exposta na mostra 'O Corpo' - Sofia Borges/Divulgação

'Corpo a Corpo'
A mostra exibe um recorte da produção contemporânea de fotografia e cinema brasileiros por meio de sete trabalhos de artistas como Sofia Borges e Jonathas de Andrade e coletivos como o Mídia Ninja. Os trabalhos refletem sobre como as imagens podem representar os conflitos sociais recentes do país.

'Câmera Aberta'
O fotógrafo alemão Michael Wesely instalou seis câmeras nas fachadas de edifícios vizinhos ao IMS, que capturaram o processo de construção do centro cultural. Usando uma técnica que deixa o obturador da câmera aberto por longos períodos, Wesely condensa os vários momentos da obra em uma só imagem.

Instituto Moreira Salles: Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. 2842-9120. Ter., qua. e sex.: 10h às 20h. Qui.: 10h às 22h. Sáb.: a partir das 10h. Dom.: 0h às 20h. Inauguração 20/9. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais