Pinacoteca expõe obras do Museu Histórico Nacional

Nova mostra do projeto Coleções em Diálogo exibe obras que retratam o período colonial

“Combate Naval do Riachuelo”, pintura do artista italiano Edoardo de Martino 
“Combate Naval do Riachuelo”, pintura do artista italiano Edoardo de Martino  - Valéria Abdalla/Divulgação
São Paulo

A Pinacoteca apresenta pinturas, desenhos e documentos raros e inéditos em São Paulo em sua nova mostra do projeto Coleções em Diálogo. Com obras vindas do Museu Histórico Nacional, do Rio, que retratam em grande parte cenas do período colonial brasileiro, “Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo” abre neste sábado (6) na Pina_Luz.

Com curadoria de Valéria Piccoli, da Pinacoteca, e Paulo Knauss, diretor do Museu Histórico Nacional, a mostra é estruturada em quatro núcleos — Arte Colonial, Pintura de História, Paisagens de Guerra e Arte e Patrimônio. Neles, reúne trabalhos de diversos nomes dos séculos 18 e 19, como o mexicano naturalizado brasileiro Rodolfo Bernardelli, o brasileiro Pedro Américo e o francês Arnaud Pallière.

Entre as obras em exibição, destacam-se  uma série de pinturas inéditas do italiano Edoardo de Martino e uma escultura assinada pelo brasileiro Frei Agostinho de Jesus. Além dos trabalhos, são expostos documentos como o passaporte usado pelo alemão Johann Moritz Rugendas em suas incursões pelo Brasil.

Pça. da Luz, 2, Bom Retiro, tel. 3324-1000. Seg. e qua. a dom.: 10h às 17h30. Até 28/1. Livre. Abertura sábado (6). Ingr.: R$ 6. Sáb., menores de 10 e maiores de 60 anos: GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais