Pioneiro do abstracionismo, Paul Klee ganha retrospectiva com 123 obras no CCBB

'Paul Klee - Equilíbrio Instável' tem abertura marcada para quarta (13)

São Paulo

Um dos pioneiros da arte abstrata, o pintor suíço Paul Klee terá as inúmeras fases de sua carreira evidenciadas na mostra “Paul Klee - Equilíbrio Instável”, a partir de quarta (13). Maior retrospectiva do artista na América Latina, a mostra apresenta no CCBB um conjunto de 123 obras de diversos períodos.

Concebida por Fabienne Eggelhöfer, curadora-chefe do Zentrum Paul Klee, na Suíça, a mostra reúne pinturas, papéis, gravuras, fantoches e desenhos, além de uma série de documentos pessoais do artista.

Produzidas entre o fim do século 19 e os anos 1920 e 1930, as obras mostram as incursões do artista por movimentos como o cubismo, o expressionismo, o surrealismo e construtivismo. Também são apresentados trabalhos que evidenciam as experiências com cores e formas abstratas que deram notoriedade a Klee e o caracterizaram como um dos pais do abstracionismo ao lado de nomes como Kandinsky.

Depois da temporada em São Paulo, que termina em 29/4, a mostra segue para o Rio de Janeiro e para Belo Horizonte.

CCBB - R. Álvares Penteado, 112, Centro, região central, tel. 3113-3651. Seg. e qua. a dom.: 9h às 21h. Abertura quarta (13). Até 29/4. GRÁTIS
 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais