Masp traz mostra de arte contemporânea italiana

De sexta-feira (8) até 21 de setembro, o Masp recebe a mostra "Arte Contemporânea Italiana (1950-2000) - Coleção Farnesina", que contém 98 obras de 98 artistas contemporâneos italianos.

Crédito: Divulgação
Tela "Il Tempo é Giunto" (1994), de Stefano Di Stasio, compõe a exposição do Masp, em SP

O conjunto de obras passa pelo informalismo, com obras do ítalo-argentino Lucio Fontana, considerado precursor do movimento minimalista na Itália; e de Alberto Burri, cuja obra se destaca pelo uso de diferentes materiais em suas telas.

O estilo das obras ainda atravessa os períodos de abstração, figuração, anos 60, pop art e arte conceitual, até chegar a Michelangelo Pistoletto, Mimmo Rotella, Mimmo Paladino, Francesco Clemente, Piero Manzoni e Sandro Chia, entre outros --clássicos da arte contemporânea mundial.

A Coleção Farnesina foi especialmente estudada para a América Latina, com curadoria de Maurizio Calvesi. Suas obras passaram pela Índia, Japão e Sérvia, e, em 2008, foi montada no Chile e no Peru. Depois de passar por São Paulo (SP), a exposição segue para a Argentina. As obras fazem parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores de Roma, localizado em um prédio conhecido como La Farnesina.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Endereço: av. Paulista, 1.578, Bela Vista, centro, São Paulo, SP. Classificação etária: livre
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais