CCBB recebe 85 obras-primas impressionistas vindas de Paris

Quando o CCBB (centro de São Paulo) inaugurar sábado (dia 4) a mostra "Impressionismo: Paris e a Modernidade" será reforçado o momento de grandes exposições com importantes artistas em solo paulistano --só no primeiro semestre deste ano passaram pela cidade esculturas de Giacometti e pinturas de Modigliani, por exemplo.

Pela primeira vez no Brasil, 85 obras impressionistas --movimento artístico do século 19 surgido na França-- vindas do Museu D'Orsay, de Paris, desembarcam em São Paulo e ficam em exibição até 7 de outubro.

Crédito: Divulgação "La Tour Eiffel", de Louis Welden Hawkins (1849-1910), é uma das 85 obras em exibição no CCBB (centro da cidade)
"La Tour Eiffel" (foto), de Louis Welden Hawkins (1849-1910), é uma das 85 obras em exibição no CCBB

Na exposição, o público poderá conferir um recorte importante da produção impressionista e pós-impressionista por meio de pinturas de nomes como Monet, Van Gogh, Manet, Gauguin, Renoir, Degas e Toulouse-Lautrec.

No primeiro fim de semana da montagem, o CCBB abrirá as portas às 15h de sábado (4) e fechará apenas no domingo (5), às 22h, virando a madrugada.

Os trabalhos, que ocupam todos os andares da instituição, estão divididos em sete módulos. "Paris: A Cidade Moderna", "A Vida Urbana e Seus Autores" e "Paris É uma Festa" trarão, entre outras imagens, cenas da vida burguesa feitas por Renoir e das vistas do rio Sena e da catedral Notre-Dame de Paris, em telas de Pissarro e de Gauguin.

Já em "Fugir da Cidade", "Convite à Viagem", "Na Bretanha" e "A Vida Silenciosa" figuram obras de artistas que deixaram o ritmo acelerado de Paris rumo a uma vida bucólica, como Van Gogh, que decidiu seguir para Arles, no interior da França. A curadoria é do trio Caroline Mathieu, conservadora-chefe do Museu D'Orsay, Guy Cogeval, presidente do Museu D'Orsay, e Pablo Jiménez Burillo, diretor-geral do Instituto de Cultura da Fundación Mapfre.


ENTENDA O IMPRESSIONISMO

- Cunhado como um insulto pelo crítico Louis Leroy no século 19, o termo impressionista, que mudou a maneira de retratar a realidade tal como fora estabelecida no Renascimento, surgiu com a obra "Impressão, Sol Nascente", de Claude Monet (1840-1926). O crítico apoderou-se do nome da peça quando escreveu o artigo "A Exposição dos Impressionistas"

- O artista deixa de trabalhar dentro de casa ou no ateliê e passa a pintar à luz do dia

- A relação de sombra e luz é substituida por cores intensas, oriundas da luz solar sobre a superfícies
dos objetos

- Pinceladas soltas e figuras cotidianas passam a ser utilizadas


DICAS DE SERVIÇO

- Virada impressionista
No primeiro fim de semana da montagem, o CCBB vai abrir as portas às 15h de saáanhã (dia 4) e fechar apenas no domingo (5/8), às 22h, virando a madrugada

- Transporte
Será disponibilizado novo ponto de táxi próximo ao CCBB; inclusive o serviço estará funcionando na virada impressionista

Para quem vai de carro, o estacionamento conveniado com a instituição estará localizado no ed. Zarvos, na r. da Consolação, 228. De lá, vans partirão regularmente para
o local da exposição; esse serviço funcionará também na madrugada de amanhã (dia 4) para domingo

As estações de metrô próximas ao local são Anhangabaú, São Bento e Sé

- Proibidos
O consumo de água e de produtos alimentícios, filmar e fotografar as obras em cartaz e utilizar aparelhos de telefone celular

- Duração
São 54 dias de mostra, num total de 648 horas de exibição, de 4 de agosto a 7 de outubro

CCBB - r. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651. Ter. a dom.: 10h às 22h. Abertura dia 4, às 15h até as 22h do dia 5. Até 7/10. Livre. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais