Antigo hospital Matarazzo abriga mostra com cem artistas; veja cinco destaques

A cidade ganhou nesta semana mais um espaço de arte, ainda que temporário.

Até 12/10 no velho Hospital Umberto 1º, na Bela Vista, hoje adaptado como Cidade Matarazzo (centro de São Paulo), a mostra "Made by... Feito por Brasileiros" expõe cem artistas no complexo de 27 mil m² construído em 1904.


As ruínas do Matarazzo, como era conhecido o hospital, abrigam seleção de inclinação a obras conceituais.

O recorte do curador francês Marc Pottier não segue tempo, espaço ou tema, mas une em um só destino várias estrelas.

A gama é diversa, de Lygia Clark (1920-1988), da "Baba Antropofágica", a Tunga e Nino Cais. Entre os estrangeiros, destaque para a fotógrafa norte-americana Francesca Woodman (1958-1981) e para a artista portuguesa Joana Vasconcelos.

Gratuita, a exposição fica em cartaz de terça a domingo, das 9h às 17h.

Informe-se sobre o evento


Artur Lescher
O paulistano exibe "Purgatório", em que simula a condensação que antecede a chuva, criando um gotejamento na velha cozinha do hospital. Microfones e amplificadores captam e emanam o som do fenômeno.

Cao Guimarães e José Bento
A dupla mostra "Zum Zum Zum", instalação de 2010 que combina vídeo, sons e objetos coloridos. Munidos de sensores, os itens tramam audição, visão e tato.

Joana Vasconcelos
A portuguesa criou "Valquíria Matarazzo". Inspirada nas mulheres da mitologia nórdica que teciam o destino dos homens, a obra toma o espaço a partir do teto, realçado por multicoloridas lâmpadas de LED.

Lia Chaia
Na intervenção "Transfusão", a paulistana explora a imagem de cabos e fios elétricos "brotando" das paredes, ocorrência comum naquele abandonado cenário. Fios vermelhos remetem ao sistema circulatório humano.

Nino Cais
Em "Anunciação", um grupo de cadeiras com pernas alongadas à altura de três metros e cobertas por um tecido branco forma um ambiente. Nele, um lustre preso ao teto ilumina, no chão, um prato com figos fatiados ao meio, em menção à maternidade.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais