Obras de Caravaggio chegam ao Masp em agosto; saiba quais mostras vêm por aí

Até o fim deste ano, grandes nomes da arte mundial desembarcam no Masp (centro de São Paulo). Saiba mais sobre três importantes mostras que chegam ao museu:


CARAVAGGIO
Está prevista para 1º de agosto a inauguração da mostra do famoso pintor renascentista Caravaggio (1571-1610), com artistas influenciados por ele, os chamados caravaggescos. Serão exibidas 20 obras até 30 de setembro --seis de Caravaggio e o restante de seus seguidores, como Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera. Provenientes de vários museus italianos e de coleções particulares, as obras estão organizadas em três grandes seções: "Trabalhos Consagrados e Conhecidos", "Novas Descobertas" e "Obras 'Problema'", que ainda são objeto de estudo. Entre as atrações, estão "Medusa Murtola" (recentemente identificada como a "Medusa Original") e o "Retrato do Cardeal". A exposição, atualmente, está em cartaz em Belo Horizonte.


RENASCIMENTO ALEMÃO
Em outubro, será inaugurada a exposição "Renascimento Alemão: Gravuras da Coleção do Museu do Louvre", com obras de grandes mestres alemães, entre eles Albrecht Dürer e Altdorfer, pinçadas da coleção Rothschild, do Museu do Louvre.

ANNA MARIA MAIOLINO E PAULO NAZARETH
Em novembro, é a vez de o Masp apresentar os trabalhos dos artistas Anna Maria Maiolino e Paulo Nazareth. A artista, de origem italiana, foi vencedora da primeira edição do Prêmio Masp/Mercedes-Benz de Artes Visuais 2012 e ganhou R$ 200 mil, um dos maiores valores para prêmios voltados à arte contemporânea. Por sua vez, seu colega, o mineiro Paulo Nazareth, recebeu R$ 70 mil, como "talento emergente".

Crédito: Mastrangelo Reino - 18.mar.09/Folhapress A artista plástica Anna Maria Maiolino em exposição em Barcelona
Artista plástica Anna Maria Maiolino (foto) irá expor suas obras no Masp, em novembro

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais