Exposição sobre quadrinhos traça panorama estético das HQs desde 2000

A partir de 16 de maio, o Sesc Belenzinho (zona leste de São Paulo) terá uma exposição voltada para o cenário atual dos quadrinhos no Brasil. "HQBR21 - O Quadrinho Brasileiro do Novo Século" traça um panorama histórico e estético das HQs desde os anos 2000, além de focar nos principais nomes da produção brasileira voltada para o público adulto. A entrada é gratuita.

Além de conferir a exibição, o público poderá também participar de bate-papos, palestras e oficinas sobre o tema.


A exibição está dividida em três partes. A primeira foca nas narrativas mais longas publicadas em formato livro, também chamadas de novelas gráficas ou romances gráficos. O segundo eixo aborda as publicações independentes brasileiras que surgiram nos últimos anos, em diferentes partes do país. E a última parte comenta a evolução causada pelo meio virtual no universo das histórias em quadrinhos.

Outro ponto interessante da "HQBR21" é um dispositivo ótico que imita as etapas de construção de uma página em quadrinhos, a partir de uma ilustração de Lourenço Mutarelli, passando do esboço para o desenho, a aplicação de cor e o texto.

Por fim, o visitante pode encontrar os livros destacados na exibição para leitura.

Confira as atividades paralelas:

O quadrinista Marcello Quintanilha conversa sobre sua trajetória nos quadrinhos no dia 16/5, quinta-feira, às 20h. No dia 23/5, quinta-feira, às 21h, há o espetáculo "A Noite dos Palhaços Mudos", baseado em uma história do quadrinista Laerte. Para este evento, os ingressos estão à venda pela rede IngressoSesc e custam entre R$ 2 e R$ 8.

"HQBR21 - O Quadrinho Brasileiro do Novo Século" - Sesc Belenzinho - rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, zona leste, São Paulo, SP. 16/5 a 11/8. Ter. a sáb.: 10h às 21h. Dom. e feriados: 10h às 19h30. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais