Masp abre todos os dias do Carnaval; veja horário de alguns museus de SP

Seja qual for o motivo de você querer evitar o Carnaval, museus podem ser uma boa ideia de programa para fugir (ou descansar) dos blocos.

Veja o funcionamento das principais instituições expositivas da capital paulista entre este sábado (dia 1º) e quarta (5).


INSTITUTO ITAÚ CULTURAL
O espaço ficará fechado para reforma a partir deste sábado (dia 1º), voltando a abrir ao público a partir das 12h de quarta (5). A instituição atualmente abriga a exposição "Moderna Para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira da Coleção Itaú". Com curadoria de Iatã Cannabrava, a coletiva exibe 116 imagens de 27 artistas que integram o acervo da instituição. Esses registros foram feitos entre os anos 1940 e 1970, época em que fotógrafos brasileiros começam a discutir e extrapolar as limitações do que até então era tida como arte fotográfica.



MASP

Durante a festividade, o Museu de Arte de São Paulo abre ao público inclusive na segunda-feira (dia 3), dia da semana que costuma fechar suas portas. Na terça (4), a entrada é gratuita. Na quinta (5), o funcionamento se dá normalmente. Veja abaixo as atuais mostras em cartaz no local:

Papéis Brasileiros da Coleção Masp
Diferentes técnicas de gravura são abordadas por meio da exibição de 120 obras de mestres da gravura, como Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Givan Samico, Lasar Segall, Hudinilson, Nelson Leirner e Marcelo Grassmann. As obras foram retiradas do acervo do museu.


Prêmio Masp de Artes Visuais 2013
A segunda edição da premiação contemplou a artista Regina Silveira, pelo conjunto da obra, e Odires Mlászho, como exposição do ano, além de Rodrigo Braga, como artista emergente. Em mostras individuais, seus trabalhos serão expostos no mezanino e no hall do museu.


Passagens por Paris - Arte Moderna na Capital do Século 19
Selecionadas do acervo do Masp, o curador Teixeira Coelho reuniu 51 obras de pintores que mantiveram alguma relação com a "Cidade Luz", seja tendo lá vivido, produzido ou apenas passado. Em cartaz estão trabalhos de artistas renomados como Amadeo Modigliani (1884-1920), Candido Portinari (1903-1962), Edgar Degas (1834-1917), Édouard Manet (1832-1883), Henri Matisse (1869-1954), Paul Cézanne (1839-1906), Pierre August Renoir (1841-1919) e Vincent Van Gogh (1853-1890), entre outros.



MIS

O feriado prolongado pode ser uma ótima oportunidade para visitar a retrospectiva "David Bowie", que funcionará em horário ampliado. No sábado (1º), a mostra poderá ser vista entre as 11h e as 23h (com permanência até as 24h). No domingo, a instituição funciona das 11h às 20h (com permanência até as 21h). Segunda-feira o período útil vai das 12h às 19h. Na terça, das 11h às 20h –neste dia a entrada é gratuita.



PINACOTECA E ESTAÇÃO PINACOTECA

Ambos os espaços fecharão as portas na terça (dia 4), para reabrirem às 12h de quarta (dia 5). Veja algumas atrações atualmente em cartaz.

Modernismo na Estação Pinacoteca
A mostra reúne 50 trabalhos do acervo do museu, de nomes como Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral, abordando os três principais momentos do modernismo brasileiro.



Fato Aberto: O Desenho no Acervo da Pinacoteca do Estado
A mostra exibe obras do acervo de desenhos da instituição, composto de cerca de 140 peças reunidas durante seus mais de 100 anos de história. Ao todo são contemplados trabalhos de mais de 60 artistas produzidos ao longo de quase dois séculos, sendo a obra mais antiga de autoria de Henry Chamberlain, de 1820. A mais recente, de Alex Cerveny, é de 1991.



Arte no Brasil
Parte do acervo da Pinacoteca ganhou um recorte que vai dos tempos coloniais até os anos 1930. Onze salas, que ocupam todo o segundo andar do prédio, reúnem obras de artistas fundamentais da história da arte brasileira, como Almeida Júnior, Candido Portinari, Pedro Américo e Lasar Segall.



MAC-NOVA SEDE

O antigo prédio do Detran funcionará na terça das 10h às 18h.

Os Volpis do MAC
Pertencentes ao acervo do museu, os 18 trabalhos expostos do artista ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988) representam um momento de transformação na obra do autor.


Por Um Museu Público. Tributo a Walter Zanini
Com obras de Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho e outros 249 artistas, a coletiva presta tributo a Walter Zanini, primeiro diretor do MAC.


León Ferrari - Lembranças do Meu Pai
Um conjunto de 57 trabalhos do artista argentino (1920-2013) é exposto nessa mostra com curadoria de Carmen Aranha e Evandro Nicolau, que retrata a produção de Ferrari na época em que viveu em São Paulo. Entre os desenhos, as esculturas e as pinturas em cartaz está a peça que batiza a exposição, uma escultura feita com arame.



MAM
O Museu de Arte Moderna, no parque Ibirapuera, irá funcionar normalmente, inclusive na terça e na quarta –fechando na segunda, como de costume.

140 Caracteres
Idealizada e executada pela turma do primeiro Laboratório de Curadoria, oficina realizada pelo MAM, a mostra reúne 140 trabalhos do acervo do museu para discutir a diluição da individualidade em contextos de poder coletivo, como as manifestações de junho de 2013, e seu eco nas redes sociais virtuais.



CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
O prédio localizado no centro de São Paulo abre na quarta (5) das 12h às 21h.

Visões na Coleção Ludwig
Esta grande exposição traz para São Paulo trabalhos de Picasso e de nomes queridos da pop art, como Andy Warhol e Roy Lichtenstein. São, ao todo, 78 peças que pertenceram ao empresário alemão Peter Ludwig. Grande parte delas atualmente integra a coleção do Museu Ludwig dentro do Museu Russo, em São Petersburgo.



CAIXA CULTURAL SÃO PAULO
Funciona normalmente com exceção da segunda, quando fecha normalmente. Algumas das mostras em cartaz são:

A Magia de Miró
Sob curadoria de Alfredo Melgar, fotógrafo e galerista em Paris, a exposição possui 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em preto e branco de Joan Miró registradas por Melgar.


Street Art - Um Panorama Urbano
A mostra reúne trabalhos de nomes conceituados da "street art" (arte urbana), como britânico Banksy, o brasileiro Nunca e a dupla italiana StenLex. Com curadoria da portuguesa Leonor Viegas, a mostra representa diferentes estilos e técnicas, como a pintura, o estêncil, a colagem, o mosaico, instalações e até a escultura.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais