Artista faz releitura de contos de fadas em exposição; veja imagens

"Minha vida está aqui", resume a vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP, Katia Canton, que é vencedora do prêmio Jabuti de melhor livro infantil (1997) e que ganha, na galeria Paralelo, a sua primeira mostra individual em São Paulo.

Em cartaz desde quinta (5), a exposição "Ontem" registra, por meio de 30 desenhos, 13 telas e quatro instalações sonoras, a releitura de contos de fadas feita por Katia.


As obras são resultado das memórias e pesquisas realizadas pela artista. "A relação com os contos de fadas começou cedo. Eu era uma criança tímida e preferia ouvir minha tia contar histórias a sair na rua para brincar", explica. Tanto que, mais tarde, os contos viraram tema de seu doutorado e pós-doutorado na Universidade de Nova York (EUA). Ao todo, são 20 anos de estudo.

Quem visitar a galeria poderá conferir duas séries de Canton. A primeira, "Ontem", apresenta a releitura de clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, A Bela e a Fera, Cinderela e Branca de Neve, feitos em nanquim e aquarela sobre papel.

A segunda, "Espelho Meu", é composta de desenhos feitos com esmaltes de unha, pintados no papel e arrematados com pó facial. "É uma crítica à vaidade feminina direcionada somente a atrair o homem. As mulheres sempre ficam esperando o príncipe encantado".

Informe-se sobre a exposição

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais