Obras de Caravaggio chegam ao Masp em agosto; saiba quais mostras vêm por aí

Até o fim deste ano, grandes nomes da arte mundial desembarcam no Masp (centro de São Paulo). Saiba mais sobre três importantes mostras que chegam ao museu:


CARAVAGGIO
Está prevista para 1º de agosto a inauguração da mostra do famoso pintor renascentista Caravaggio (1571-1610), com artistas influenciados por ele, os chamados caravaggescos. Serão exibidas 20 obras até 30 de setembro --seis de Caravaggio e o restante de seus seguidores, como Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera. Provenientes de vários museus italianos e de coleções particulares, as obras estão organizadas em três grandes seções: "Trabalhos Consagrados e Conhecidos", "Novas Descobertas" e "Obras 'Problema'", que ainda são objeto de estudo. Entre as atrações, estão "Medusa Murtola" (recentemente identificada como a "Medusa Original") e o "Retrato do Cardeal". A exposição, atualmente, está em cartaz em Belo Horizonte.

A Medusa original de Caravaggio exposta em Milão, vem para o Brasil na exposição no Masp
Na foto, a "Medusa" original de Caravaggio, exposta em Milão, que chega em Masp em agosto - Crédito: Luca Bruno - 26.mar.04/Associated Press

RENASCIMENTO ALEMÃO
Em outubro, será inaugurada a exposição "Renascimento Alemão: Gravuras da Coleção do Museu do Louvre", com obras de grandes mestres alemães, entre eles Albrecht Dürer e Altdorfer, pinçadas da coleção Rothschild, do Museu do Louvre.

ANNA MARIA MAIOLINO E PAULO NAZARETH
Em novembro, é a vez de o Masp apresentar os trabalhos dos artistas Anna Maria Maiolino e Paulo Nazareth. A artista, de origem italiana, foi vencedora da primeira edição do Prêmio Masp/Mercedes-Benz de Artes Visuais 2012 e ganhou R$ 200 mil, um dos maiores valores para prêmios voltados à arte contemporânea. Por sua vez, seu colega, o mineiro Paulo Nazareth, recebeu R$ 70 mil, como "talento emergente".

A artista plástica Anna Maria Maiolino em exposição em Barcelona
Artista plástica Anna Maria Maiolino (foto) irá expor suas obras no Masp, em novembro - Crédito: Mastrangelo Reino - 18.mar.09/Folhapress

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais