02/08/2012 - 11h30

Masp inaugura exposição com 7 obras de Caravaggio

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

LAURA RAGO
DE SÃO PAULO

O público paulistano já pode visitar a exposição "Caravaggio e Seus Seguidores" no Masp (centro). A mostra, inaugurada nesta quinta-feira (2), chega à cidade meses depois de uma outra "Medusa" ser descoberta, numa coleção particular na Itália, e reconhecida como a primeira versão da célebre obra do artista italiano Caravaggio (1571-1610).

O acervo conta com sete obras desse que é um dos artistas mais copiados do mundo, além de 14 peças de artistas influenciados por sua técnica.

Luca Bruno - 26.mar.04/Associated Press
A "Medusa Murtola", reconhecida como a primeira versão, exposta em Milão, vem para o Brasil na exposição no Masp
"Medusa Murtola" (foto), reconhecida como a primeira versão, exposta em Milão, vem ao Brasil para a exposição

A tela batizada de "Medusa Murtola" colocou o aspecto de atribuição das peças de Caravaggio em foco e reacendeu a discussão sobre o cerne de produção das obras clássicas. A segunda versão encontra-se na Galleria degli Uffizi, em Florença (Itália).

Na exposição, com curadoria de Fabio Magalhães (Brasil) e Giorgio Leone (Itália), o público poderá conferir a identidade própria do mestre do barroco, que aparece no naturalismo de suas pinturas, nos elementos dramáticos utilizados e no jogo de luz, entre o claro e o escuro.

Apesar de trabalhar com fatos reais, nada é retratado em tom documental. "Na tela 'São Jerônimo que Escreve', há um realismo forte somado a um mistério e a uma inquietude", diz o curador Fabio Magalhães. "É uma obra que agrega todas as características do processo de produção do pintor italiano", completa.

Entre os seguidores, destaque para Artemisia Gentileschi (1593-1653), com a obra "Madalena Desmaiada". Conhecida por seus trabalhos de cunho erótico, ela foi estuprada por um dos assistentes de seu pai, o também pintor e amigo de Caravaggio, Orazio Gentileschi.

Informe-se sobre o evento

Avaliações de cinema, teatro e exposições
ótimoruim
bompéssimo
regular
Publicidade
As Sete Irmãs

As Sete Irmãs

Lucinda Riley

Comprar

Uma Página De Cada Vez

Uma Página De Cada Vez

Adam J. Kurtz

Comprar

Emília

Emília

Socorro Acioli

Comprar

Castelo Rá Tim Bum (CD)

Castelo Rá Tim Bum (CD)

Vários

Comprar

Box - Diário de Um Banana (7 Vols.)

Box - Diário de Um Banana (7 Vols.)

Jeff Kinney

Comprar