"30ª Bienal" e "Impressionismo" são eleitas as melhores exposições do ano

Certamente 2012 será lembrado como um ano especial para as artes visuais na capital paulista: Bienal, exposições com filas para visitação, abertura de novas galerias e consolidação da feira Sp-arte são alguns dos pontos que marcaram o período na cidade.

Crédito: Sebastião Moreira/Efe
Eleita a melhor exposição pelo júri convidado, a 30ª Bienal trouxe espaço dedicado às obras (foto) do artista Arthur Bispo do Rosário

Dois grandes eventos ganharam destaque nos Melhores 2012 do "Guia": enquanto os jurados convidados elegeram a "30ª Bienal de São Paulo" como a melhor exposição do ano, os internautas preferiram a mostra "Impressionismo - Paris e Modernidade".

Sob o tema A Iminência das Poéticas e com a elogiada curadoria de Luis Pérez-Oramas, a Bienal reuniu conjuntos de obras de mais de cem artistas. Um dos espaços mais visitados foi o dedicado ao sergipano Arthur Bispo do Rosário.

CONFIRA OS VOTOS DO JÚRI:

1º - 30ª Bienal de São Paulo
2º - Corpos Presentes - Still Beings, de Antony Gormley, Cruz-Diez - A Cor no Espaço e no Tempo e Wolfgang Tillmans
3º - Lygia Clark - Uma Retrospectiva, Aberto Fechado e Alberto Giacometti

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil entre agosto e outubro, a exposição que trouxe obras impressionistas do Museu D'Orsay, de Paris, foi a preferida do público em nossa enquete, com 38% dos votos. Telas de Degas, Monet, Renoir e Toulousse-Lautrec, entre outros artistas, foram responsáveis por grandes filas no centro da cidade.

Para atender a demanda, o CCBB organizou o evento Virada Impressionista, em que o espaço ficava aberto também nas madrugadas. Além de melhor exposição, a mostra "Impressionismo" também foi eleita o evento do ano. Relembre algumas das obras expostas:


A enquete on-line teve a Zipper como a melhor galeria de arte da cidade, somando 21% dos votos. Quem quiser conhecer a galeria poderá visitá-la a partir de 7 de janeiro. Há duas coletivas em cartaz: "Projeto!wr?" e "Imagem Mi(g)rante".

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais