Tartaruga, pratos indígenas e outras receitas imperdíveis do Festival Fartura

Neste sábado (25) e no domingo, o Jockey Club recebe o festival gastronômico Fartura, que apresenta pela primeira vez representantes de todos os Estados do país e do Distrito Federal. Realizado em parceria com a Folha, o evento estreia na capital depois de passar por cidades como Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte e Tiradentes (MG).

Confira abaixo as dicas de Rodrigo Ferraz, diretor do Projeto Fartura Gastronomia. Ele recomenda onze atividades imperdíveis.

1. Provar carne de tartaruga
"A chef Solange Batista, de Macapá, vai trazer para São Paulo um item bem comum nas comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas, mas quase desconhecido dos paulistanos: a carne de tartaruga. O ingrediente será servido na forma de guisado acompanhado de farofa, no domingo, no Espaço Degustação, das 13h às 14h."

O picadinho de tartaruga é um prato típico dos ribeirinhos do baixo Amazonas
O picadinho de tartaruga é um prato típico dos ribeirinhos do Baixo Amazonas - Rusty Marcellini/Divulgação

2. Conhecer a culinária indígena do Norte
"A chef Denise Rohnelt será quase uma embaixadora da culinária indígena no festival Fartura. No domingo, ela estará no Espaço Degustação, entre 14h15 e 15h15, preparando a damurida. Trata-se de um caldo picante de origem indígena, que, mantendo as tradições culturais, não leva sal nem tempero. Outra iguaria que a chef traz para a sua imersão cultural é o caxiri, uma bebida indígena fermentada obtida a partir da mandioca."

A damurida é um caldo à base de pimentas, típico de Roraima
A damurida é um caldo à base de pimentas, típico de Roraima - Rusty Marcellini/Divulgação

3. Redescobrir o bolo souza leão
"O chef Lucas Corazza vai estacionar seu trailer no festival para servir o “rei dos bolos”. Considerado um dos mais antigos doces brasileiros, o bolo souza leão é listado como Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco. Existem muitas versões sobre a história dessa receita, mas o importante é saber que seu preparo original, com ingredientes europeus, foi sendo abrasileirado até chegar ao que conhecemos hoje."

4. Comer baião de dois feito pelas mãos de um chef nordestino
"Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea, de João Pessoa (PB), traz para o Fartura um dos pratos mais tradicionais do sertão nordestino: o baião de dois. Na receita, ofertada no Espaço Chefs e Restaurantes, o feijão-de-corda é substituído pelo feijão-verde. Ele também usa arroz vermelho, que teve seu cultivo proibido pela coroa portuguesa e já correu o risco de extinção."

5. Experimentar o melhor da comida mineira
"Como um bom mineiro, o chef Leo Paixão, do restaurante Glouton (Belo Horizonte, MG), escolheu o porco para servir aos visitantes do Fartura. A barriga do animal glaceada com molho teriaki de cachaça e escoltada por farofa no Espaço Chefs e Restaurantes."

Leonardo Paixão, do Glouton, em Belo Horizonte (MG), vem para o festival Fartura
Leonardo Paixão, do Glouton, em Belo Horizonte (MG), vem para o festival Fartura - Alexandre Rezende; Folhapress

6. Da Amazônia para São Paulo
"Felipe Schaedler traz um mix de cogumelos, fruto de sua parceria com o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Uma das espécies degustadas no Fartura é cultivada pelo próprio chef e entrará no cardápio do Banzeiro no segundo semestre de 2016. Vale conferir no Espaço Degustação."

7. Conhecer a família produtora do pé de moleque da Barraca Vermelha
"A família de Piranguinho, MG, que está no ramo há mais de 80 anos e conquistou a preferência de figuras como Faustão e Carlos Drummond de Andrade. Os quitutes serão vendidos no Espaço Produtos e Produtores."

8. Comprar queijos da serra da Canastra
"A Associação dos Produtores de Queijo da Canastra de Minas Gerais estará presente no espaço dedicado aos Produtos e Produtores brasileiros vendendo o queijo mineiro."

Formada na França, Lia Quinderé está à frente da Sucré Patisserie em Fortaleza (CE)
Formada na França, Lia Quinderé está à frente da Sucré Patisserie em Fortaleza (CE) - Jarbas Oliveira; Folhapress

9. Experimentar um doce feito por Lia Quinderé
"Uma das melhores chefs-confeiteiras do Brasil, ela está à frente do Sucré Patisserie (Fortaleza, CE) e vem para São Paulo trazendo o chocolate cremoso com praliné crocante de castanha. Experimente a receita no espaço Petiscos, Lanches e Doces."

10. Provar comidas de todos os estados brasileiros
"Durante os dois dias do Festival Fartura, chefs dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal estarão no Jockey Club servindo pratos que de alguma forma caracterizem a região de onde vieram."

11. Experimentar tudo isso ouvindo música
"A programação inclui as atrações musicais como Anelis Assumpção, o Bardo e o Banjo, Mustache e os Apaches, Larissa Baq, Izaías e seus Chorões, São Paulo Ska Jazz e Curumin."


Festival Fartura São Paulo: Jockey Club - avenida Lineu de Paula Machado, 1263, Cidade Jardim, região oeste. Sáb. (25): 12h às 22h. Dom. (26): 12h às 20h. Ingr.: R$ 20 à venda no site farturagastronomia.com.br e na livraria Saraiva do shopping Eldorado

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais