Pinacoteca e Estação Pinacoteca ganham novas mostras; veja destaques

Desde a última quinta (20), quando estreou a mostra sobre o celebrado escultor australiano Ron Mueck, a Pinacoteca alçou ainda mais o olimpo paulistano das artes visuais. Nesta sexta (21), por volta das 14h, cerca de 2.000 pessoas chegaram a formar fila para ver a exposição.

O local –mais precisamente o conjunto composto da Estação Pinacoteca e da Pinacoteca do Estado– tem acervo permanente com grifes como Almeida Júnior e Candido Portinari.


Destacou nomes fortes em 2014, como Mira Schendel, e agora ostenta, além do hiper-realismo de Mueck, duas novas seleções.

"Coleções em Diálogos..." resgata parte do acervo do museu Mariano Procópio, em Minas Gerais, enquanto "Gravura e Modernindade" traça um recorte moderno do suporte no Brasil. Elas se juntam a destaques há muito em cartaz, como o que foca a arte construtiva nacional dos anos 1950 e 60.

A seguir, saiba mais sobre o melhor nos dois museus, que têm ingressos a R$ 6 e entrada grátis aos sábados.


ESTAÇÃO PINACOTECA

Gravura e Modernidade - A Gravura Brasileira dos Anos 1920 aos Anos 1960
A gravura ganha uma retrospectiva de porte. São 201 obras de 54 artistas, como Ademir Martins, Fayga Ostrower, Lasar Segall e Marcelo Grassmann, que perpassam destaques produzidos neste suporte sob os ecos do modernismo no Brasil.

Até 23/10/2016.


Arte Construtiva Brasileira na Pinacoteca
Com 64 pinturas, objetos e fotos datadas dos anos 1950 e 60, a mostra oferece um recorte de artistas creditados pela fundação das artes abstrata, geométrica e construtiva no Brasil. A curadora Regina Teixeira de Barros pinçou trabalhos de nomes como Alfredo Volpi, German Lorca, Hélio Oiticica, Ivan Serpa e Lygia Clark, entre outros. Destaque para a obra "Alternado 1", de Hermelindo Fiaminghi, e para o cartaz da primeira Bienal de São Paulo em 1951, produzido por Antonio Maluf.

Até 30/3/2015.

Estrutura em Movimento - A Gravura na Obra de Iberê Camargo
Ao encontro dos cem anos do nascimento de Iberê Camargo (1914-1994), um dos grandes nomes da arte brasileira no século 20, a mostra apresenta cerca de cem trabalhos, entre pinturas, desenhos, guaches e gravuras. As obras datam desde o período de formação do artista, nos anos 1930 e 40, até suas últimas manifestações, no começo da década de 1990, e o recorte aponta para as relações entre os diferentes meios na construção artística de Camargo.

Até 31/1/2015.

PINACOTECA DO ESTADO

Coleções em Diálogos: Museu Mariano Procópio e Pinacoteca de São Paulo
A exposição apresenta cerca de 50 pinturas, desenhos e esculturas de artistas renomados da arte brasileira de várias épocas -todos os itens pertencem ao acervo do museu mineiro Mariano Procópio, fechado para reformas há seis anos. Destaque para a tela "Tiradentes Supliciado" (1893), de Pedro Américo (1843-1905).

Até 22/2/2015.


Ron Mueck
O australiano tem reunidas nove de suas obras, como "Still Life" ("Natureza Morta", 2009) e "Woman with Sticks" ("Mulher com Galhos", 2008). Associado a um hiper-realismo, Mueck se inscreve na tradição escultórica de representar figuras humanas. Para atingir o detalhe anatômico, o artista usa materiais como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico e, em seu proceder, evoca questões como o tempo, o amor e a morte. Concebida pela fundação francesa Cartier Pour L'Art Contemporain, que empresta a curadoria de Hervé Chandès e Grazia Quaroni, a mostra chega após passagens bem-sucedidas pelo Rio de Janeiro e por Buenos Aires.

Até 22/2/2015.

Acervo em Plástico da Pinacoteca - Problemáticas de Conservação e Restauro
Apresenta amostras do trabalho de pesquisa em materiais plásticos realizado pelo Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca. Dividida em duas partes, a seleção reúne trabalhos de artistas como Claudio Tozzi, Lothar Charoux e Nina Moraes, e destaca alguns projetos de conservação com particularidades e desafios. É o caso da "Fonte das Nanás", da escultora francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002), que compõe o acervo permanente da instituição e está exposta no pátio interno do edifício Luz da Pinacoteca.

Até 14/12.

Crédito: Divulgação "Tiradentes Supliciado" (1893), tela de Pedro Américo exposta na Pinacoteca do Estado
"Tiradentes Supliciado" (1893), tela de Pedro Américo exposta na Pinacoteca do Estado

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais